Estimular os alunos a serem participativos e incentivar a aprendizagem criativa é um desafio enfrentado por muitas escolas. Em São Bernardo, o colégio Villa Lobos, por exemplo, investe na criação de projetos em conjunto com alunos do ensino fundamental e médio. Alguns dos resultados obtidos serão apresentados em setembro, na Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC) 2019, realizada no Cenforpe, também em São Bernardo.
Cerca de 200 alunos do colégio foram envolvidos na iniciativa, que mescla debates, desenvolvimento de ideias, solução de problemas, tecnologia e valores defendidos pela instituição. Para Silvia Sachete, coordenadora pedagógica do colégio, o estimulo à participação desperta interesse dos alunos, que se desenvolvem de forma mais completa, além dos conteúdos das disciplinas tradicionais. “Nossa preocupação é formar um estudante mais criativo, crítico, ativo e preparado para enfrentar o mundo lá fora”, afirma. A ideia vai ao encontro do tema da 2ª edição da CBAC, definido pela frase Prazer em ensinar, prazer em aprender.
Apesar da filosofia da metodologia ativa ser aplicada a partir da educação infantil, os mais novos a desenvolverem as ideias apresentadas na CBAC são os alunos do 1º ano do ensino fundamental. Com o projeto Escrita de Charges, os alunos, que estão em fase de alfabetização, puderam entrar em contato com um novo gênero textual e desenvolver olhar crítico com relação ao tema do uso social da água.
Outro projeto desenvolvido é o DesaFio, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento motor fino, em crianças e adolescentes do 1º ano do ensino fundamental à primeira série do ensino médio. De acordo com a coordenadora, a ideia veio da necessidade do resgate de atividades que desenvolvem essa habilidade, mas muitas vezes são deixadas de lado por conta do uso excessivo da tecnologia.
Por meio do aprendizado do crochê, adaptado de acordo com a fase de desenvolvimento escolar, os alunos confeccionam peças com palavras que refletem valores humanos defendidos pela escola. “Além de trabalhar as habilidades motoras, estimulamos a reflexão sobre estes valores, empatia, e do contato olho no olho com o outro”, afirma a coordenadora.
Os alunos do 1º ano do ensino médio foram responsáveis também pelo projeto Cidades Inteligentes. A partir de levantamento e mapeamento de problemas que acontecem na cidade de São Bernardo, em diversas áreas da vida pública, os estudantes foram estimulados a pensar em soluções práticas, reais, com o uso da tecnologia para facilitar o dia a dia. “Além do prazer em aprender, queremos que os alunos pensem no bem estar de todos”, reforça Silvia.
A CBAC acontece de 18 a 21 de setembro. Além da apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas selecionadas, estão previstas palestras, mesas redondas, apresentações relâmpago, oficinas, mostra interativa e apresentação de pesquisas em andamento. O Encontro dos fellows do DAC 2019 (RBAC), e o 1º Encontro Universidades Criativas acontecem também na mesma semana e local, com reuniões e grupos de trabalho.
A seleção de escolas já foi encerrada, mas o público geral que deseja participar do encontro pode se inscrever, de forma gratuita, no site cbac.aprendizagemcriativa.org.