
A Igreja Matriz de Santo André realizará neste sábado (10/8), às 18h, o primeiro casamento comunitário. O evento integra a abertura da Semana Nacional da Família, promovida pela igreja católica entre 11 e 17 de agosto.
Ao todo, 16 casais serão contemplados com a cerimônia realizada de forma gratuita, que inclui maestro, fotógrafo e decoração, além de toda a documentação necessária, também fornecida sem custo algum.
A ideia de realizar a cerimônia surgiu com a sugestão do padre Jean Dickson, pároco da Matriz, que define a realização como missão da igreja, já que existem muitos casais que sonham em oficializar a junção dessa forma e ainda não tiveram oportunidade. A iniciativa contou com divulgação realizada nas missas pelo padre, que fará a cerimônia junto ao padre Pierre Dieucel.
Segundo Márcia Monteiro, agente da Pastoral Familiar, casais de toda a região procuraram a igreja para fazer as inscrições. “Ficaram sabendo pelo boca a boca e viram como oportunidade de finalmente realizar o casamento”, conta. A igreja inscreveu 25 casais em período de dois meses, dos quais 16 seguiram com a realização do sonho, em função da data determinada, além de eventualidades.
Após este período, a Pastoral Familiar visitou os casais para conhecê-los e ter a confirmação do sim de ambos, que fizeram o curso de noivos em 21 de julho.
Com oferta de opção econômica e simbólica, a cerimônia comunitária atraiu desde os casais mais jovens até os que já viviam juntos há 25 anos, que receberão o sacramento do matrimônio. “As idades dos casais são bastante variadas, como pessoas que já viviam juntas há anos e por falta de oportunidade não puderam se casar, mas agora poderão realizar esse sonho”, diz a agente da Pastoral Familiar.
A comissão da igreja define o feito como um evento histórico, já que a paróquia de Santo André realiza o evento pela primeira vez. “É algo que vai ficar na história da igreja por ser a Matriz e a primeira vez que realizamos”, diz Márcia.