A matemática precisa ser exercitada ao longo da infância e, principalmente, ao longo dos primeiros anos da vida escolar para não virar um problema no futuro. Isto pode ser feito por meio de atividades bem direcionadas para o desenvolvimento que estimulam a imaginação, a memorização, a percepção e a atenção.
Com a volta às aulas, período que merece atenção dos pais, já que as crianças iniciam um novo ciclo de estudos, o professor Ferretto, influenciador de matemática, dá dicas de como auxiliar neste processo.
1 – Não coloque a matemática como vilã
Já é comum nas escolas dizerem que a matemática é difícil e que precisa ter cuidado com ela. “Isso é um mito que pode fazer as crianças crescerem influenciadas de maneira negativa. Se os pais têm medo, a criança também terá’’, explica o professor Ferretto. É papel dos pais transmitir a confiança necessária para o filho encarar a matemática como uma disciplina lógica e não impossível.
2 – Faça brincadeiras estimulantes
Torne a matemática parte do dia a dia da criança por meio de brincadeiras. As crianças aprendem de forma lúdica, um exemplo de como fazer isso é por meio da música, que ajuda a melhorar a sensibilidade, a capacidade de concentração e a memória, além de trazer benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático. Ferretto explica que essas brincadeiras vão além do entretenimento e ajudam a desenvolver o raciocínio lógico matemático, como a contagem de uma sequência de notas musicais.
3 – Utilize histórias
Existem livros que contam uma história envolvente e que estimulam o raciocínio matemático. “Livros podem levantar questões que envolvem quantidades, medidas e noções de espaço. Isso ajuda a criança a se familiarizar com problemas e noções básicas matemáticas”, aponta o professor.
4 – Dia a dia
Proporcione estímulos diários para as crianças, a partir de assuntos que sejam do universo dela e estejam relacionados a somar e subtrair, e recompense o esforço com pequenos presentes, passeios ou um abraço. “Crianças são curiosas, e isso é ótimo se direcionado ao aprendizado. Usar artifícios da rotina ajuda a desenvolver a familiaridade com problemas na matemática”, conclui..
5 – Apoio
Mostre para a criança que ela não está sozinha. Ajude, converse, faça ela perceber que é capaz de resolver qualquer problema, que não precisa ter medo ou raiva deles. “Todos têm a capacidade de aprender e fazer escolhas. Estímulos vindos daqueles que são tidos como referência são o apoio necessário para dar confiança e determinação para seguir em frente e não desistir”, comenta Ferretto. Estimular a matemática durante a infância e a adolescência faz a diferença para que no futuro não haja bloqueios com a matemática.