Qualificação do ensino com o objetivo de alcançar a excelência, este é o resumo dos próximos passos que a secretária de Educação de São Bernardo, Silvia Donini, quer para a área. Em entrevista ao RDtv, nesta segunda-feira (24), a educadora falou dos principais passos que o município quer tomar para conseguir garantir vaga para todos e também apresentar um serviço de qualidade.
Atualmente a cidade conta com 82 mil alunos que estão espalhados nas 205 unidades escolares, entre públicas e conveniadas (de 0 a 3 anos). Tentando adequar toda a estrutura da rede para conseguir aplicar todos os objetivos como o ensino integral para pelo menos 25%, Donini também destaca que a busca pelo protagonismo infanto-juvenil é necessária para conquistar tais avanços.
“Temos que colocar a aprendizagem das crianças na centralidade. Uma rede, o ensino público brasileiro precisa a todo o momento refletir a que ponto se coloca a criança como o tema central da Educação. Chamamos isso de protagonismo infanto-juvenil”, explicou.
Uma das formas encontradas pela secretária é fazer com que os alunos são-bernardenses possam conhecer a cidade e assim criando a possibilidade de se inserir na sociedade com os conceitos de cidadania. O programa Roteiro Educador é utilizado como essa ferramenta, com as crianças dos ensinos Infantil e Fundamental I possam visitar os principais pontos da cidade, ganhando conhecimento sobre meio ambiente e também sobre o próprio Poder Público, e as responsabilidades de cada ente (prefeito e vereadores, por exemplo).
Creches
Segundo Silvia Donini, o número de crianças entre 0 a 3 anos que ainda aguarda por uma vaga nas creches está diminuindo a cada ano. Em 2017, o número era de 5 mil vagas de déficit. Atualmente é de 2.175. O objetivo é chegar ao final do ano com o dado reduzido para 1,3 mil, e em 2020 alcançar o “ciclo virtuoso em vagas de creche”.
A intenção é apostar nas readequações e também nas creches conveniadas. A Prefeitura de São Bernardo planeja entregar novas escolas, mas a intenção é reforçar o Educar Mais, programa de ensino integral para os alunos do Ensino Fundamental que permite com que estas crianças possam ter acesso a aulas de línguas estrangeiras (inglês e italiano), além de atividades culturais e esportivas.
Professores
Silvia também destacou a utilização da tecnologia para a formação continuada dos professores. “Formamos um núcleo de tecnologia e passamos a adotar esse método no ano passado com duas aulas no ano, uma por semestre, mas neste ano ampliamos e conseguimos fazer com todos os professores tenham essa formação, mas sem precisar deixar a sala de aula. Formação aplicada no dia a dia”, concluiu.