
Moradores do Parque São Bernardo convivem com lixo e esgoto a céu aberto na Alameda Minas Gerais, altura do nº 900, em São Bernardo, há pelo menos um ano. O problema continua mesmo depois de terem terem entrado em contato com a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e com a Prefeitura.
Alberto Andrade da Silva, de 50 anos, que é morador e representante do bairro, entrou em contato com o RD para explicar a situação. “Os moradores da rua e região já não aguentam mais viver dessa forma, a situação é precária. Entramos em contato com a Prefeitura e a Sabesp, mas nada resolveu, sempre um passa para o outro e nada é resolvido”, relata.
Outra questão que o representante chama atenção é em relação a contaminação e doenças advindas do lixo. “O esgoto e a sujeira ficam no meio das casas. Já moramos em uma região humilde, pensa se contrairmos alguma doença”, reclama. “Dizem que a cidade está passando por melhorias, mas não para a gente”, completa.
Questionada, a Sabesp informa que esteve no local e localizou o ponto, onde será necessário desobstruir a rede coletora de esgoto. Informa ainda que o serviço será feito nesta terça-feira (18/6). Porém, para uma verificação completa e identificação de outros problema, informa que é necessário limpeza e poda de mato no local, e que entrará em contato com a Prefeitura para comunicar a situação.
Em nota, a Prefeitura de São Bernardo informou que realizará uma vistoria completa no local na manhã desta quarta-feira (19/6). Após constatação da necessidade de manutenção na área, os serviços serão executados dentro de três dias úteis.