
A Casa de Carnes Boi do Sul, localizada na avenida General Barreto de Menezes – 1837, Jardim Silvana, tem gerado diversas reclamações. De acordo com um morador do bairro, que prefere não ser identificado, o açougue exala mau cheiro e, até mesmo do ponto de ônibus localizado em frente de duas casas, ao lado do estabelecimento, é possível sentir o cheiro desagradável.
Segundo o morador, o mau cheiro não é a única questão que preocupa, mas sim o prazo de validade do que é comercializado. “Sabemos que as carnes têm curto (prazo) de duração, e não sabemos se a Vigilância Sanitária já fiscalizou o açougue. Pelo que vi não, pois o cheiro é muito forte e nunca fazem nada”, explicou.
Ainda sobre o caso, o reclamante conta ter olhado a casa de carnes por fora e não ter encontrado nada de errado como esgotos ou vazamentos, mas completa “não sabemos o que tem lá dentro, mas alguma coisa cheira podre”, acrescenta.
Questionada, a Prefeitura de São Bernardo informa que o referido local não possui qualquer documento para atuar como comércio regular no município. Segundo administração municipal, um processo de investigação foi aberto e agentes da Prefeitura vão até o local para tomar as devidas providências.
Em contato com a equipe do RD, o proprietário da casa de carnes, Antônio Araújo, justifica que mau cheiro vem de um rio, localizado atrás do açougue. “Aqui é tudo limpo, o único problema é a falta de documentação que jé vamos acertar”, explicou.
Denúncias de estabelecimentos irregulares podem ser feitas por qualquer cidadão junto a Ouvidoria do SUS nos telefones: 4127-5123 ou 4127-2276. Assim que o processo é aberto, agentes da vigilância sanitária são encaminhados até o local para fiscalização.