Festa das Nações anima último final de semana de maio em Santo André

Foto: Divulgação

No próximo final de semana (25 e 26 de maio), acontece a Festa das Nações da Pastoral do Migrante da Diocese de Santo André, realizada na Igreja Matriz. Entre as atrações da festa, que está na quarta edição, estão comidas e bebidas típicas de mais de 12 países. Além do intercâmbio de culturas, a festa tem como objetivo arrecadar fundos para a Casa do Imigrante, localizada em Utinga, também em Santo André.

Música e danças folclóricas também fazem parte da programação, que acontece entre as 17h e as 21h de sábado, e a partir das 12h de domingo. De acordo com Francisco Carlos da Costa, membro da Pastoral do Migrante e da coordenação da parte gastronômica da festa, todos os participantes das barracas e das atrações culturais tem alguma ligação com o país que representam, seja por nacionalidade ou ascendência. “A ideia é que queremos estar juntos e trazer um para o outro as diferentes culturas. Queremos integrar os imigrantes que estão na região”, afirma. Ao todo, 120 voluntários trabalham nas barracas de comida e bebida e são esperadas entre 1,5 e 2 mil pessoas nas noites da festa.

Newsletter RD

Entre as opções do cardápio gastronômico, o público pode adquirir alfajor e torta de limão da Argentina; polentas variadas e escondidinhos da Espanha; banana frita, pizza de abobrinha e suco de hibisco da Costa do Marfim; pastéis, cremas e tisana haitianos; bolinho de carne, hot roll, tempurá e temaki do Japão; tacos, burritos e nachos mexicanos; chipa e sopa paraguaia; picarones, churros e ceviche típico do Peru; delícias portuguesas como bolinho de bacalhau, pastel de Belém e salame de chocolate; empanadas e o doce rizava da Venezuela, e pratos sírios como kafta, falafel e esfirras. O Brasil também será representado com barracas de caldos, bolos, lanche de pernil, pastéis, entre outros.

No sábado, a animação da festa começa com Cia de dança Peña Flamenca, que se apresenta às 17h15. A partir deste horário, diversos grupos sobem ao palco até as 21h, com a encerramento da banda Projeto Sonoro, que toca música sertaneja e sucessos atuais. No domingo, a programação começa mais cedo, às 12h, com desfile de bandeiras na escadaria da Igreja Matriz e execução do Hino Nacional, cantado pela maestrina Rosana Ribeiro.

Veja a programação completa dos dos dias de Festa das Nações:

Sábado – 25 de maio

17h15 – Cia Peña Flamenca
17h50 – Grupo Tom Melhor
19h – Grupo de dança do Dragão e do Leão da Academia Tai Chi de Yoga Kun Fu
19h30 – Banda Lira
20h30 – Grupo Polonês – Chabry i Maki
21h – Banda Projeto Sonoro

Dia 26 de maio

12h – Desfile das bandeiras
13h – Coro A Hebraica
13h30 – Estúdio de Dança Vivência Flamenca
13h50 – Coral de Libras Mãos Fortes
14h – Fidel Cuevas e Ícaro – música espanhola
14h30 Grupo Cultural Caboverdiano
14h50 – Grupo Vida e Movimento
15h – Projeto Futuração
15h30 – CHASP – Grupo de Danças do Haiti
16h – Orquestra Violeiros de Mauá
18h45 – Canções portuguesas
20h – Tawoo Brasil
20h45 – GRCES Lírios de Ouro

 

Serviço
4ª Festa das Nações
Datas: Dia 25 de maio (sábado), das 17h às 22h e dia 26 de maio (domingo), das 12h às 22h
Endereço: Igreja Matriz – Praça Presidente Vargas, s/n – Vila Assunção, Santo André
Entrada gratuita 

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes