O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) completou 45 anos de história. Uma história marcada por desafios e conquistas, iniciada em 11 de dezembro de 1961, quando a instituição, hoje conhecida e respeitada dentro e fora do País, foi formalmente constituída, na sede do Instituto de Engenharia de São Paulo, à época no Viaduto Dona Paulina, no centro de São Paulo.
Em 13 de janeiro de 1962 o IMT e sua Escola de Engenharia Mauá (EEM ) instalaram-se no edifício onde funcionara o tradicional Colégio do Estado, no Parque D. Pedro II, na região central de São Paulo, lá permanecendo até dezembro de 1981. Em 1965 deu-se o início das atividades no campus de São Caetano do Sul. Ao longo desses anos, a Mauá cresceu, ampliou suas instalações, ganhou novos cursos, transformou-se em centro universitário, mas manteve o ideal que a caracterizou desde sua criação: a formação de profissionais altamente qualificados, com espírito empreendedor, que respeitam a sociedade e trabalham continuamente na busca por inovações e excelência em suas áreas de atuação.
O Instituto Mauá de Tecnologia dispõe de dois campi e mantêm duas unidades: o Centro Universitário e o Centro de Pesquisas. No campus de São Caetano do Sul o Centro Universitário oferece os cursos de Engenharia, de Design do Produto e os cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental, de Marketing, de Negócios e de Sistemas de Informação.
Nesse mesmo campus são oferecidos os cursos de pós-graduação em Engenharia (stricto sensu e lato sensu) e está instalado o Centro de Pesquisas, que atende às industrias no desenvolvimento de tecnologias e em serviços de controle da qualidade de produtos e processos, tendo realizado mais de mil projetos.
O Centro Universitário oferece no campus de São Paulo, na Vila Mariana, os cursos de especialização e de aperfeiçoamento, os MBAs e o curso de graduação em Administração. A Mauá já formou mais de 14.600 engenheiros e 500 administradores e, em 2006, forma a sua primeira turma de gestores de Marketing e de Negócios. O corpo docente do Centro Universitário conta com 286 professores, 60% dos quais mestres ou doutores.
Reconhecida como uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil, a Mauá dispõe de mais de 100 modernos laboratórios, proporcionando aos seus alunos os meios e ferramentas para se destacarem posteriormente em suas áreas de atuação. O IMT mantém convênios com entidades nacionais e internacionais de ensino e pesquisa, que propiciam o intercâmbio de docentes, pesquisadores e alunos.
O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País.
Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde estão a Escola de Engenharia Mauá, que oferece curso de graduação em Engenharia e desenvolve programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais, e o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.