
A primeira iniciativa de descentralização da Farmácia de Alto Custo do ABC, que inicialmente estava prevista para ser inaugurada sábado (11), no Poupatempo de São Bernardo, foi adiada. O atendimento por enquanto continua restrito ao Hospital Mário Covas, em Santo André. Articulada pelo Consórcio Intermunicipal, a descentralização prevê o atendimento em São Bernardo e também no Poupatempo de Santo André, que funcionará no Atrium Shopping, também sem data definida. A Secretaria de Estado da Saúde também não deu nenhuma informação sobre como vai funcionar o serviço, se os pacientes foram informados da futura mudança de endereço de entrega dos remédios.
Nem a prefeitura de São Bernardo tem informação sobre a inauguração. Em nota a prefeitura disse que, da sua parte, está tudo pronto. “A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o município aguarda um posicionamento da Secretaria de Saúde do Estado sobre a inauguração da Farmácia de Alto Custo no Poupatempo da cidade. O que é de responsabilidade da prefeitura está concluído”. A assessoria de imprensa do Consórcio também confirmou a informação de que a inauguração não aconteceria neste sábado conforme previsto anteriormente.
Seguindo o raciocínio de que o Estado pretende transferir o atendimento para as unidades do Poupatempo, o deputado estadual Thiago Auricchio (PR) protocolou terça-feira (07/05) na Assembleia Legislativa requerimento em que pede informações ao governador João Doria (PSDB) para que a distribuição também seja feita em São Caetano, no Atende Fácil, central de atendimento da prefeitura que reúne também serviços estaduais e federais, como o Poupatempo. “Se o governador seguir a risca esse planejamento, a entrega da medicação de alto custo, em São Caetano, seria feita no Atende Fácil, um equipamento que já é referência em levar serviços públicos ao munícipe”, justificou.