A Prefeitura de São Bernardo e o Governo do Estado assinaram nesta terça-feira (30), um convênio para a implantação do sistema Detecta no município. Nos próximos 90 dias serão implantadas 280 câmeras que faram parte do sistema de segurança para detectar veículos roubados. Além disso, foi dado início as obras do Centro de Operações Integradas (CEI).
O acordo terá vigência de cinco anos e não haverá repasses de recursos entre as partes, e permitirá com que os dados sobre a segurança pública do município sejam compartilhados entre a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM), Polícia Civil e o sistema de trânsito local que trabalharam em conjunto tanto para a recuperação de veículos quanto para projetos de prevenção junto à população.
“Nada dispensa o policial, nada dispensa a lei, mas a tecnologia é essencial e o Detecta vai colaborar com essa situação”, disse o prefeito Orlando Morando (PSDB) que fez um alerta dizendo que irá usar “uma lupa” para verificar pessoas que apontaram para as câmeras do sistema afirmando que são radares. “Temos que ver se essas pessoas têm alguma ligação com o crime organizado, pois, o que o crime organizado mais odeia é este tipo de sistema”.
“Temos que lembrar que a diferença entre o Detecta e os radares é que um está ligado diretamente com as forças policiais, além de proteger as pessoas que estão nos carros. Imagina uma pessoa que está sofrendo um sequestro relâmpago, por exemplo, ela pode ser protegida, ajudada por este sistema. Já os radares são para o trânsito”, explicou o secretário estadual de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.
Segundo o Governo do Estado, o sistema permite que os policiais tenham “acesso aos dados do Registro de Ocorrência (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar, Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)”.
São Bernardo é a quarta cidade da região que receberá o Detecta. Mauá, Santo André e São Caetano já contam com as câmeras.
COI

Também foi assinada nesta terça-feira, a ordem de serviço para o início da reforma do prédio que pertence ao município, na avenida Redenção, ao lado do Bom Prato, e que será a sede do primeiro Centro de Operações Integradas (COI) que será inaugurado em agosto. Com mais de 2 mil m² de área construída, o local receberá todas as forças policias da cidade.
O prédio abrigará o 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), além das unidades do Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil, funcionando 24 horas. Também haverá um comitê de crise em casos mais urgentes.
Os investimentos não foram divulgados, mas parte será bancada pela Prefeitura e outra parte pela Ecovias.