
De uma classificação quase desacreditada ao acesso para a Série A1 do Campeonato Paulista de 2020. O Santo André entra em campo neste domingo (28/04) e quarta-feira (1º/05), contra o Inter de Limeira em busca do título da Série A2. Em boa fase no mata-mata, o Ramalhão busca o quinto título na história do torneio.
Os finalistas apresentam até o momento uma campanha parecida na segunda divisão estadual. Ambos terminaram a primeira fase com 21 pontos conquistados, com a equipe do ABC em sexto lugar pelo saldo de gols, 2 contra -1. Inclusive a igualdade foi a marca do encontro na primeira fase, um 0 a 0, em Santo André, no dia 9 de março.
Nas quartas-de-final, o Inter de Limeira passou bem pela Portuguesa Santista com vitória (2 a 0) e um empate (2 a 2). Enquanto isso, o Ramalhão teve dificuldades contra o Rio Claro. Derrotado em casa por 1 a 0, os andreenses lutaram e venceram no interior paulista por 2 a 1. Com isso, levaram a disputa para os pênaltis e venceram por 5 a 4.
Na fase semifinal quem passou por poucas e boas foi a equipe de Limeira, que empatou nos dois jogos contra o XV de Piracicaba (0 a 0 e 2 a 2) e passou nos pênaltis por 4 a 3. E na disputa da região, o Santo André venceu o Água Santa na primeira partida por 2 a 0. Mesmo derrotado por 3 a 2 no jogo de volta, os andreenses conquistaram o novo acesso à elite do futebol paulista.
“Crescemos na hora certa. Contra o Juventus, entendemos que aquele jogo iria mostrar se íamos ficar na parte de cima ou próximo do rebaixamento. A equipe decolou e pudemos construir uma equipe desde então. Merecemos essa classificação para a final e o acesso”, disse o técnico do Santo André, Fernando Marchiori ao site da Federação Paulista de Futebol (FPF).
O último título do Santo André na Série A2 aconteceu em 2016. As demais conquistas na divisão de acesso aconteceram em 1975 (apesar do título o clube não teve o acesso garantido a primeira divisão), 1981 e 2008.
Para aqueles que vão acompanhar a partida no município, a mesma será transmitida pelo Sportv.