Ex-presidente da Federação Alemã renuncia a cargos na Uefa e Fifa após escândalo

(Foto: Divulgação)

Oito dias depois de anunciar a sua saída da presidência da Federação Alemã de Futebol (DFB, na sigla em alemão), na qual a sua permanência ficou insustentável após ter seu nome envolvido em um escândalo, Reinhard Grindel também confirmou nesta quarta-feira a sua renúncia aos cargos que ele vinha ocupando na Uefa e na Fifa.

Na semana passada, o dirigente deixou de ser o líder da entidade alemã após ser acusado de receber receitas suspeitas de uma afiliada da DFB em benefício próprio. E, ao oficializar o pedido de demissão, ele ainda fez um pedido público de desculpas por ter aceitado um relógio de luxo oferecido pelo empresário Hryhoriy Surkis, ex-presidente da Federação Ucraniana de Futebol e um dos ex-vice-presidentes da Uefa.

Newsletter RD

Para completar, a revista alemã Der Spiegel revelou que Grindel chegou a receber 78 mil euros (cerca de R$ 339 mil, pela cotação atual) antes de começar a presidir a DFB, então na qualidade de membro de um conselho próximo da federação, em uma renda extra supostamente ocultada dentro do órgão alemão.

E nesta quarta-feira, Grindel divulgou um comunicado no qual confirmou ter enviado uma carta ao presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, para explicar os motivos de seu pedido de demissão dos cargos de vice-presidente da entidade europeia e também de membro do Conselho da Fifa. Ele ocupava estes postos desde abril de 2017.

Neste comunicado, o ex-líder do futebol alemão negou novamente que tenha cometido atos de corrupção dentro da DFB, embora reconheça que foi um erro aceitar o relógio de luxo que ganhou de presente, que ele disse que fez “por educação”.

“A divulgação pública perdeu todas as medidas, e o anúncio tardio de um presente provocou especulações de que violei regras de boa governança”, escreveu Grindel, ressaltando depois que não agiu com conflito de interesses e que “todas as decisões que tomou” não foram influenciadas por este agrado de Hryhoriy Surkis a ele.

O ex-dirigente também reconheceu que foi de uma “inocência inexplicável” o fato ter aceitado o relógio como presente sem denunciar a atitude do empresário ucraniano. E ressaltou que renunciou ao seu cargo na Uefa para “proteger a reputação” da entidade e que saiu do seu posto no órgão máximo do futebol porque não quer “sobrecarregar o caminho da Fifa em direção a mais transparência e boa governança”.

Na semana passada, ao justificar a sua saída da presidência da DFB, Grindel chegou a dizer: “Todos que me conhecem sabem que não sou ganancioso”. “O preço do relógio era de 6 mil euros (aproximadamente R$ 26 mil). Não sabia a marca e o seu valor quando ganhei. O senhor Surkis não tinha a intenção de usar isso com a DFB. Ele nunca me pediu qualquer apoio. Foi um presente particular sem qualquer relação com a federação ucraniana ou empresas comerciais. Fui apenas educado em aceitar. Não posso explicar por que não agi logo para esclarecer isso”, explicou, naquela ocasião.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes