
Localizada a seis quilômetros de Recife, a cidade pernambucana de Olinda é mundialmente reconhecida pelo Carnaval que enche as ruas e ladeiras da cidade com foliões, música e bonecos gigantes. Quem opta por aproveitar a festa nesta cidade histórica, reconhecida como patrimônio histórico e cultural da humanidade, conta com uma verdadeira imensidão de opções, desde blocos de rua gratuitos a camarotes exclusivos, embalados pelo frevo e pelo maracatu.
Em 2019, a festa traz o tema A Fantasia é Você, e convida os foliões a serem quem quiserem nos dias de folia. A decoração da cidade fica por conta de bonecos vestidos de sereia, caveira mexicana, super heróis, piratas, passistas, arlequins e princesas.
Mais de 500 grupos carnavalescos fazem parte festa na cidade pernambucana. Entre os mais famosos estão o Homem da Meia-Noite, que acontece no sábado de Carnaval, dia 02 de fevereiro, às 7h, e o Frevo Vassourinhas, no qual os participantes dançam por Olinda ao som o ritmo tipicamente carnavalesco.
Outro destaque fica por conta dos bonecos de Olinda. Mundialmente reconhecidos, os bonecos são feitos artesanalmente, têm mais de dois metros de altura e trazem homenagens e sátiras a personagens famosos, como artistas, jogadores de futebol, apresentadores de televisão e políticos. Os bonecos passeiam pelas ladeiras junto com os foliões, que podem aproveitar a ocasião para fazer fotos e apreciar um pouco mais da cultura local.
Mas engana-se quem pensa que o Carnaval de Olinda acontece somente em Março. Desde janeiro, prévias da festa acontecem pela cidade e movimentam foliões. A principal delas é o Olinda Beer, que tem 20 anos de existência e acontece no dia 24 de fevereiro, na área externa do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a partir das 10h. Entre as atrações confirmadas estão Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Thiaguinho, Alok e outros.
Já a abertura oficial da festa acontece em 28 de fevereiro, data na qual 35 músicos, bonecos gigantes, orquestras de frevo e passistas saem, às 17h, da prefeitura da cidade com rumo até a praça do Carmo. No mesmo dia, a partir das 19h30, shows tomam conta do agito. A finalização da festa fica por conta das apresentações de Alceu Valença e Elba Ramalho.
Pelo segundo ano consecutivo, Olinda alia Carnaval e solidariedade. Quem quiser desfilar na abertura da festa pode trocar dois quilos de alimentos não perecíveis pelo abadá da troça “É só Querer”, fundada em 1985. Os alimentos serão doados para entidades filantrópicas do município.
Já quem deseja apreciar o Carnaval com mais conforto pode optar por comprar ingressos para os vários camarotes na cidade, que contam com regalias como espaço gourmet, bebidas inclusas no preço do ingresso, apresentação exclusiva de artistas e outras facilidades. Os principais camarotes são o Olinda, que acontece entre os dias 3 e 5 de março e traz Wesley Safadão, Gusttavo Lima, e Marília Mendonça entre as atrações e o Carvalheria na Ladeira, que conta com Anitta e Xand Avião entre os artistas convidados que se apresentam entre 1 e 5 de março. Os ingressos para os camarotes custam a partir de R$ 450.
A programação oficial dos dias 02 a 05 de março ainda não foi divulgada, mas os foliões podem ficar de olho nas novidades pelo site oficial do carnaval de Olinda, no endereço www.programacaocarnavalrecife.com.br. No mesmo site, é possível também conferir a programação da festa em Recife, cidade vizinha e igualmente famosa pelo carnaval, com blocos como o Galo da Madrugada. No site oficial também é possível comprar ingressos para as prévias, camarotes e escutar as músicas que embalam a festa em Olinda e Recife para se preparar para a festa.