Com estreia marcada para esta segunda-feira (17/05), a nova novela das oito da Rede Globo, Passione, será ambientada em dois universos – na moderna e movimentada São Paulo e na terra de apaixonantes paisagens e histórias, a bella Itália.
Tudo começa quando um terrível segredo vem à tona: em seu leito de morte, Eugênio (Mauro Mendonça) revela a esposa Elizabete (Fernanda Montenegro) que seu primeiro filho está vivo. Isso porque o empresário casou-se sabendo que sua amada estava grávida de outro homem e aceitou criar o bebê com se fosse seu. Na hora do parto, porém, descumpriu a promessa e disse à mulher que o filho nascera morto.
Eugênio então deu a criança para um casal de empregados italianos, que retornaram à terra natal para criar o menino, juntamente com sua filha Gemma (Aracy Balabanian). Dessa forma, o tempo passou sem que ninguém soubesse da existência de mais um herdeiro. Agora, a família que conta com os filhos Saulo (Werner Schunemann), Gerson (Marcello Antony) e Melina (Mayana Moura) e é proprietária da poderosa Metalúrgica Gouveia terá suas vidas viradas de cabeça para baixo.
A revelação
Após saber que seu filho está vivo, Bete parte em busca de informações. O menino foi registrado como Antonio Mattoli (Tony Ramos), residente em Laurenza-in-Chianti, cidade da Toscana, na Itália. A matriarca da família ainda descobre que seu marido, arrependido da mentira que contou por toda vida, deixou como herança 50% do patrimônio, o que inclui uma enorme porcentagem de ações da Metalúrgica, para Antonio.
Sem saber que é adotado, Totó, como é conhecido Antonio, vive em uma pequena propriedade cercado por seus quatro filhos: Adamo (Germano Pereira), Agostina (Leandra Leal), Agnello (Daniel de Oliveira) e Alfredo (Miguel Roncato). Ficou viúvo no nascimento de seu filho mais novo, Alfredo, e conta com a ajuda da irmã para pôr ordem na casa.
Os golpistas
Bete, no entanto, não foi a única que ouviu de Eugênio o segredo sobre o filho perdido. A enfermeira Clara (Mariana Ximenes) estava com ela no momento da revelação. Porém, a verdadeira Clara é ambiciosa e faz um par ideal com Fred (Reynaldo Gianecchini). Parceiros de golpes, traçam um plano para tirar proveito da situação.
Quando chegam à Itália, a dupla coloca seu plano para funcionar. Porém, antes mesmo de saber o que os dois brasileiros querem com ele, Totó fica encantado com Clara que, pela idade, poderia ser sua filha, até neta talvez. E Fred, que percebeu logo o tipo de olhar que o italiano lançou sobre sua parceira, concluiu que a missão deles seria muito mais fácil do que ele imaginava.
Segundo o autor Silvio de Abreu, o público encontrará muita diversão na nova trama. ?Estou querendo fazer com que o público tenha prazer de esperar a hora da novela e a assista, não por curiosidade sobre o que vai acontecer, apesar deste sentimento ser despertado também, mas, principalmente, pelo prazer de assistir àquela cena, de ver os atores representarem e pelo prazer de acompanhar a história?, diz.
Confira o perfil dos personagens:
Antonio Mattoli ou Totó (Tony Ramos) – É o típico italiano popular, apesar de ter nascido no Brasil. Foi criado e mora em terras da Toscana, na Itália, sem saber que é filho de brasileiros. Quando este segredo é revelado, já não esperava mais nenhuma surpresa em sua vida pacata, que é virada de cabeça para baixo.
Bete Gouveia (Fernanda Montenegro) – Uma mulher rica, elegante, de ótimo caráter, justa, boa mãe e esposa. Uma matriarca de fibra, firme e decidida que, depois de viúva, para defender as empresas e manter a família unida, toma as rédeas de uma indústria na qual tinha deixado de atuar por mais de 40 anos.
Clara Medeiros (Mariana Ximenes) – Cara de anjo, alma de demônio. Quando lhe interessa, aparenta amizade e desvelo, mas é uma mulher mentirosa, sem escrúpulos, que só quer tirar proveito das situações. Não tem respeito humano e é incapaz de amar alguém a não ser a si mesma. Linda, altiva, consegue enganar a quem quiser.
Fred Lobato (Reynaldo Gianecchini) – Filho de Candê (Vera Holtz), tem um sorriso largo e amigo, porém, é ordinário e sem escrúpulos. Usa os mesmos métodos e as mesmas safadezas que sua cúmplice Clara (Mariana Ximenes). Juntos, armam todas as maldades da novela e, separados, são piores ainda.
Saulo Gouveia (Werner Schunemman) – Primogênito de Bete, Saulo é diretor da Metalúrgica Gouveia. Medíocre e invejoso, seu maior desejo é a presidência da indústria que lhe foi negada na morte do pai. É casado com Stela (Maitê Proença) e pai de Danilo (Cauã Reymond), Lorena (Tammy Di Calafiori) e Sinval (Kayky Brito).
Gemma Mattoli (Aracy Balabanian) – Irmã de Totó (Tony Ramos), Gemma (Aracy Balabanian), assim como o irmão, é brasileira de nascimento e italiana de coração. Sincera, amiga e cheia de amor, criou Totó e cuida dele e de toda família com tanto amor que se esquece de sua própria vida. Mulher forte e suave chega a ser cômica em sua dramaticidade.
Gerson Gouveia (Marcello Antony) – Esportista, campeão famoso de corridas Stock Car, também trabalha na Metalúrgica Gouveia e é quase um símbolo da Magrela, a bicicleta mais vendida do país, e também o carro-chefe da indústria. Organiza promoções, campeonatos e disputas para a garotada. Sem filhos, Gerson nunca deixou de ser garotão.
Diana Gouveia (Carolina Dieckmann) – Estudante de pós-graduação de jornalismo. Bonita, suave e elegante, se envolve com Mauro (Rodrigo Lombardi) logo no início da trama, mas desperta também o amor de Gerson (Marcello Antony). Dividida entre os dois amigos, acaba optando pelo aventureiro Gerson.