O Chile enviou seu urânio enriquecido aos Estados Unidos. Fernando López, diretor da Comissão Chilena de Energia Nuclear, disse que o fato de o material estar em um lugar seguro “é benéfico para todos”. O transporte do material ocorreu logo após o terremoto de 27 de fevereiro no país, revelou. O material radioativo foi carregado em depósitos por especialistas dos dois países, seguindo para os EUA por meio do Canal do Panamá.
Há um ano, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu encabeçar uma campanha para recuperar todo o urânio enriquecido do mundo em quatro anos. O objetivo é ambicioso, pelo planejamento e pela tecnologia necessários para isso, além das questões diplomáticas. Os EUA já ajudaram no fechamento de 67 reatores nucleares, em 32 países. O urânio enriquecido pode ser usado tanto para a produção de energia como de armas nucleares.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
