Bolsonaro grava vídeo para as redes sociais em que lamenta rompimento de barragem

O presidente Jair Bolsonaro está gravando neste momento um vídeo para ser colocado em suas mídias sociais, daqui a pouco, lamentando o rompimento da barragem da mineradora Vale na Mina Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Mais cedo, Bolsonaro falou diretamente com a rádio Regional de Brumadinho. Outro pronunciamento do porta-voz do presidente, Rego Barros, estava previsto para às 18 horas, quando ele vai atualizar as providências que já foram tomadas pelo governo nos diversos Ministérios.

O Palácio do Planalto ainda não tem o número oficial de mortos e, por isso, não quer ainda falar sobre isso. Mas o número inicial que tinha chegado ao Planalto era de 150 desaparecidos. O Corpo Bombeiros de Minas, no entanto, já fala em 200 desaparecidos. De acordo com fontes, Bolsonaro pediu que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, embarcasse imediatamente para Minas Gerais, a fim de se reunir com autoridades estaduais e promover uma concentração de esforços para iniciar as ações, que serão apoiadas, em seguida, pelos militares das Forças Armadas. Também querem concentrar as informações, que ainda estão “muito desencontradas”.

Newsletter RD

O governo quer centralizar as ações para agilizar os esforços. Dentro dessa ideia, um gabinete de crise avançado do Planalto deverá ser montado em Minas, para concentrar as discussões das ações e informações. O ministro Ricardo Salles deverá engatilhar esta ação em sua chegada a Minas. O gabinete de crise do Planalto, em um primeiro momento, ficará a cargo do Gabinete de Segurança Institucional, que tem à frente o ministro Augusto Heleno. Outro braço está em funcionamento no Ministério do Meio Ambiente.

Ainda não está decidido, mas a previsão é de que o presidente Jair Bolsonaro, após fazer vistoria aérea da área inundada e se reunir com governador de Minas, Romeu Zema (Novo), e os ministros gabinete de crise e autoridades locais, retorne para Brasília. No domingo, o presidente vai para São Paulo para se internar, para ser submetido a uma cirurgia para retirada da bolsa de colostomia. O porta-voz, no briefing do início da noite, falará também sobre a cirurgia do presidente Bolsonaro.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes