Santo André promove mutirões noturnos no CHM até dia 5

Dermatologia e neurologia são prioridades (Foto: Alex Cavanha/PSA)

Até 5 de dezembro, o Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão (CHM) de Santo André, recebe das 17h às 22h, mutirões de atendimento nas especialidades de dermatologia, neurologia adulto e neurologia pediátrica. A iniciativa visa normalizar a marcação de consultas para essas áreas, que hoje possuem demanda reprimida de 12 mil, 7 mil e 2 mil solicitações, respectivamente.

“Desde a criação do Saúde Fila Zero mais de 400 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias, saíram de uma fila de anos de espera. Tínhamos solicitações para neurologista, por exemplo, de 2015”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Newsletter RD

Cerca de 21 mil agendamentos foram feitos em ordem cronológica da fila de espera. Após o primeiro atendimento, se necessário, os pacientes serão encaminhados para realizar exames para diagnóstico e retorno médico para efetivar a alta ou encaminhamento para rede de atenção básica para acompanhamento. “Para que o paciente não volte para a fila, não estamos atendendo apenas a primeira consulta, mas garantindo que ele faça o exame, saia com o retorno marcado e no caso da dermatologia, hoje mesmo, os pacientes que apresentam demanda de biópsia já estão realizando o procedimento aqui mesmo”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.

Histórico – O programa Saúde Fila Zero foi lançado em 2017, com objetivo de resolver a extensa fila herdada de espera por exames e consultas no município, que em dezembro de 2016 era de 128 mil solicitações paradas. O projeto atua em três frentes – mutirões, compensações tributárias por meio de prestação de serviços e a retomada do Hospital Dia.

No ano passado, foram realizados seis mutirões de consultas e exames, que fizeram o projeto atingir, considerando apenas essa frente, a marca de 85 mil atendimentos tirados da fila de espera herdada. Esta fila foi herdada de anos anteriores a 2017. Ao longo de todo o ano passado, houve um acréscimo natural de novas demandas por procedimentos. Desde que foi lançado até o último mutirão, realizado em dezembro de 2017, o programa zerou a fila de consultas e exames herdada de anos anteriores à atual gestão em 101 especialidades, sendo que pelo menos 52 atualmente possuem tempo de espera de apenas um mês.

Ainda no Saúde Fila Zero, em abril de 2017, o projeto de lei que autoriza a compensação tributária por meio da prestação de serviços essenciais de saúde pública foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. A partir disso, a Prefeitura abriu o cadastro para clínicas e hospitais particulares que atendessem os critérios de elegibilidade, para que eles pudessem saldar suas dívidas com o Executivo, débitos inclusive que estavam prestes a prescrever.

Aderiram ao projeto o Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama (credenciado em maio de 2017) e a Clínica Ana Rosa (credenciada em junho de 2017), que juntas receberam a oferta para prestarem quase 9,5 mil consultas e exames, nas especialidades de cardiologia, dermatologia, neurologia, ortopedia, reumatologia, cirurgia vascular e ultrassom.

No primeiro semestre de 2018, outros mutirões do programa aconteceram nas unidades de Atenção Básica do município e no CHM. Na ocasião, foram realizados 195 mil exames entre ultrassom, coleta de sangue, parasitológico e urina.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes