
Esta sexta-feira (21) é o Dia da Árvore e para marcar a data Santo André promove, às 9h, premiação do 1º Concurso de Fotografia dos Parques Municipais e o seminário A Importância dos Parques para a Qualidade Ambiental, no auditório Heleny Guariba, no Paço. No encontro, especialistas vão abordar o tema com análises sob os aspectos biológico, social e climático dos parques.
O objetivo do seminário é analisar os motivos que tornam os parques importantes para a manutenção da qualidade ambiental da cidade. Num dos painéis, Zysman Neiman, pesquisador e professor associado do departamento de Ciências Ambientais da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), abordará os aspectos sociais dos parques.
A contribuição dos parques para o clima das cidades será assunto do engenheiro florestal pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Geografia Humana, Rogério Alvarenga. No período da tarde, a criança e o seu contato com a natureza estará a cargo da engenheira florestal e mestre em conservação ambiental, Maria Isabel Barros; e da pedagoga Carol Thomé, especialista em Psicomotricidade e Educação Lúdica.
Fotografia
A fotografia contemporânea da natureza também está na pauta e será assunto de Yuri Bittar, designer, fotógrafo e mestre no ensino de Ciência pela Unifesp. O encontro também divulgará o resultado do 1º Concurso de Fotografia dos Parques Municipais, lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente para chamar atenção do munícipe sobre a questão ambiental e as belezas de Santo André.
Com 120 inscritos, a ação vai premiar os três primeiros colocados das categorias Parques Urbanos e Unidades de Conservação. Máquina fotográfica, diária em hotel, almoço especial e menção honrosa são os prêmios. Os 10 trabalhos destaques de cada categoria estarão expostos no Saguão do Teatro Municipal. Na segunda-feira (24), o material segue para o Parque Celso Daniel, no bairro Jardim.
Plantio de mudas
Para lembrar o Dia da Árvore, também a Braskem, com parque industrial em Santo André, anunciou que vai contribuir com a arborização do bairro Parque Capuava, numa ação em parceria com a Prefeitura. Com a iniciativa, prevista para ocorrer em novembro, cerca de 600 mudas de diversas espécies serão plantadas no local, que fica próximo à empresa petroquímica.