
O ABC está na rota dos investimentos em educação bilíngue. Instituições já tradicionais já incorporaram a educação em inglês ou espanhol, desde os primeiros anos de estudo e colhem resultados, tanto que as classes atendidas na modalidade forma ganham novas turmas a cada ano. O bilinguismo tem crescido em razão da necessidade dos pais investirem num ensino mais completo para os filhos. De olho nesse potencial, as grandes redes especializadas nesta área investem com novas unidades e ampliações.
A Cycle School está na região desde 2011, com unidade na rua das Palmeiras, no bairro Jardim, em Santo André, e está erguendo novo prédio. “Estamos aumentando uma turma a cada ano, com os alunos que começaram com a gente desde o berçário”, comenta a mantenedora da escola, Camila do Nascimento Siqueira. O colégio possui cerca de 250 alunos e tem recebido novos, que passam por período de adaptação. A escola segue método próprio de ensino. “O nosso material didático é próprio e adotamos a dupla docência, com duas professoras, uma para aula em português e outra em inglês, uma dá sequência na aula da outra”, detalha.
A Maple Bear é outra rede que anuncia ampliação no ABC. A rede canadense possui uma unidade em São Bernardo e outra em Santo André e agora constrói filial em São Caetano, com previsão de inauguração em 2019. A instituição chegou ao Brasil em 2006 e pertence ao grupo SEB, que assumiu o comando e agora amplia a rede. Já são 100 no País, por sistema de franquia. “O ABC é um mercado importante, com uma população de 1,7 milhão e mais de 20% deste universo aderente ao nosso público-alvo”, avalia Arno Krug, CEO, da Maple Bear.
Segundo o dirigente, a participação da rede Maple Bear na região é de 3,5% em número de alunos, com R$ 18 milhões, aproximadamente, em faturamento anual. “A procura por escolas bilíngues tem crescido ao longo dos últimos 10 anos e este movimento reflete diretamente na região”, afirma. Krug diz que a unidade de São Caetano visa suprir a demanda pelo verdadeiro bilinguismo.
Metodista adota modalidade
As escolas mais tradicionais da região já enxergaram o potencial do bilinguismo e investiram na modalidade. Exemplo é a Universidade e o Colégio Metodista, em São Bernardo, que desde o primeiro semestre deste ano inseriram em todos os cursos de graduação dois módulos bilíngues (português/inglês e português/espanhol), denominados Cidadania e o Mundo. Ao longo do processo de formação o aluno terá 6 temas neste módulo, com opção a cada semestre escolher o idioma que irá cursar o módulo.
“A Metodista compreende que o domínio de uma segunda língua no mundo contemporâneo se eleva a uma condição básica de inserção na vida social e profissional e visa a ampliação da capacidade de leitura do mundo, e deste modo, da própria cidadania em sua dimensão global”, explica o professor Oswaldo Oliveira, do Núcleo de Formação Cidadã.
Oliveira diz que a proposta é mais abrangente. “A proposta não é realizar um curso de idioma no formato tradicional, mas refletir e aprofundar temas de formação geral e humana tendo um segundo idioma como base para esta reflexão, possibilitando o contato com o segundo idioma a partir de questões debatidas no cotidiano, como a crise migratória, o mundo do trabalho, globalização e sociedade, urbanização e mobilidade urbana. Os alunos têm contato com um tema a cada semestre, com bibliografia em inglês ou espanhol”, detalha.
A Metodista atende cerca 4,2 mil estudantes dos períodos iniciais. O formato é a educação à distância (EAD), com o uso de ambiente virtual de aprendizagem. “Esse método possibilita a interação permanente com os estudantes, por meio dele temos interações ao vivo em áudio e vídeo, fóruns de discussão e contato permanente com os professores”, diz.