
A chegada da primavera, dia 22 de setembro, sinaliza para destinos típicos da estação das flores. E no Brasil, com muitos atrativos naturais e imenso território, os recantos para visitar nesta época se tornam ainda mais especiais. Exemplo é Gramado, no Rio Grande do Sul, que pode ser visitada em qualquer época do ano, mas fica ainda mais especial quando as hortênsias e outras espécies começam a florar e deixar os parques e campos mais coloridos. Clima romântico, belas paisagens, arquitetura germânica e bons serviços estão entre os atrativos da cidade, que parece de filme e tem ares europeus, que misturam um pouco da colonização alemã, italiana e até mesmo da Suíça.
Localizada na Serra Gaúcha, distante 115 quilômetros da capital Porto Alegre, Gramado possui atrações imperdíveis, como o Pórtico de Entrada, Lago Negro, o Parque do Caracol, o Belvedere Vale do Quilombo e a rua Coberta, repleta de restaurantes e comércio de chocolate. Localizado na entrada da cidade, via Taquara, em estilo normando e inaugurado em 1991, o Pórtico de Entrada, uma das duas da cidade, é uma homenagem à colonização alemã. Via Nova Petrópolis, com construção em estilo bávaro, outra entrada dá boas-vindas ao visitante. Inaugurado em 1973, o pórtico é cercado de belos jardins. Ambos rendem boas fotos.
O Belvedere do Vale do Quilombo é outra parada obrigatória para qualquer visitante a Gramado, pois oferece uma das paisagens mais espetaculares da região. Fica uns 850 metros de altitude e a 10 minutos a pé do centro, com saída pela avenida das Hortênsias, sentido Canela. E o melhor: não precisa pagar um centavo para ir ao mirante contemplar a natureza. A beleza do local costuma atrair os apaixonados, que levam cadeados com seus nomes gravados presos na enorme grade de proteção que dá para o vale.
Interessante também conhecer o Lago Negro, um lago artificial cercado por árvores e arbustos de hortênsias. É possível alugar um pedalinho para aproveitar um passeio simples e romântico. O parque Mini Mundo é um bom ponto turístico. O local a céu aberto tem réplicas de construções do mundo 24 vezes menores do que as construções originais. No local há uma miniatura da Usina do Gasômetro (em Porto Alegre), do Neuschwanstein Castle (Alemanha), Museu Paulista (São Paulo), Aeroporto de Bariloche (Argentina) e de outros símbolos. O ingresso sai a partir de R$ 36.
A Ladeira das Flores e o Termômetro de Gramado, outro local preferido dos turistas para selfies, não podem ficar de fora do roteiro da visita. Na gastronomia, a rua Coberta, que liga a avenida Borges de Medeiros à rua Garibaldi, é a parada certa para os chocólatras. São mais de 30 lojas de chocolate e muitos restaurantes, que oferecem pratos típicos alemães e até italianos.
Se houver tempo, vale dar um pulo na cidade vizinha, Canela, é igualmente bela e repleta de atrações. Os dois municípios são ligados por uma estrada pontilhada de lojas, museus, restaurantes, fábricas de chocolate, hotéis e mirantes, que tornam o passeio à Serra Gaúcha imperdível.