Nesta sexta-feira (14) a prefeitura de Santo André, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e a Finep (Financiadora de Inovação e Pesquisa) assinaram o protocolo de intenções para cooperação técnica e intercâmbio de informações para o desenvolvimento de ações para implementar o Rastro (Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias). Com a assinatura, pelo prefeito Paulo Serra (PSDB) e o ministro Gilberto Kassab, o município do ABC passa a ser o primeiro do país a integrar o programa federal que visa dotar os sistemas públicos de tecnologia para rastreamento de cargas e frotas.
Segundo o ministério, o Rastro foi criado pelo governo federal para articular e integrar todas as políticas de rastreamento do país, criando um sistema de gestão integrada de identificação, planejamento e controle. As aplicações abrangem áreas como transporte, logística, saúde e segurança. Entre os benefícios previstos, estão: a redução de custos com atividades de logística; aperfeiçoamento do controle do trânsito e de mercadorias nas fronteiras e rodovias do país; integração dos sistemas de segurança pública; e incremento da arrecadação tributária.
“A importância desse protocolo vem na sintonia de tudo que a gente já vem fazendo na cidade, em um conceito de Smart Cities, de cidade monitorada. Estive ano passado em Barcelona, no Congresso mundial de Cidades Inteligentes e essa questão do monitoramento é a questão principal para quem quer construir uma cidade mais moderna e com mais segurança. A partir dali criamos o núcleo de inovação tecnológica e a cidade planejou melhorias nesta área, sendo que a perspectiva é que nos próximos três meses cheguemos a 200 câmeras de monitoramento, praticamente dobrando o que temos hoje com uma nova central”, discursou Paulo Serra durante a cerimônia de assinatura no Paço andreense.

“O Rastro tem ligação direta com a questão da segurança, que é a pauta do debate eleitoral que está em curso. Santo André foi uma das primeiras cidades a ter o sistema Detecta, do governo do estado, fomos uma das primeiras cidades com essa barreira eletrônica, e isso resultou numa queda do índice de roubo e furto na cidade”, lembrou o prefeito. “Agora com o sistema vamos saber tudo que está acontecendo, podemos usar no transporte escolar, na frota da prefeitura, tem um universo enorme. Tem ainda a questão financeira e orçamentária, do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), vamos melhorar a arrecadação sem aumentar nenhum tributo”, finalizou.
O ministro Gilberto Kassab disse que a característica deste programa é a qualidade de gestão. “Estamos iniciando um programa que será levado para todo o Brasil. Dotar a prefeitura de melhores instrumentos de gestão e ela terá a oportunidade de utilizar tecnologia para melhorar a transparência de gestão, eficiência, melhoria e qualidade da fiscalização exercida pela prefeitura, eficiência na arrecadação dos recursos e eficiência de operação dos equipamentos públicos. Agora começou o programa Rastro, que será referência para todo o Brasil”. O Rastro tem um cronograma de implantação que deve estar completo dentro de cinco anos.