
A Prefeitura de Diadema firmou parceria com o Centro Cultural Okinawa Brasil, instalado no Centro da cidade, para utilização do espaço no desenvolvimento de atividades esportivas e visitas monitoradas com os alunos da rede de ensino municipal, jovens da comunidade e grupos organizados.
“Iremos disponibilizar toda a infraestrutura do Centro Cultural para a comunidade. Nosso objetivo é que tenha a troca de culturas entre Okinawa (cidade japonesa) e o Brasil. Espero que o intercâmbio agregue na vida dos alunos e das pessoas da cidade”, disse o presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Eiki Shimakukuro.
O Centro Cultural Okinawa Brasil foi inaugurado em 1971. Faz parte do patrimônio cultural da cidade. Em sua área há museu cultural histórico e artesanal, além do Memorial do Imigrante. O paisagismo tem traços orientais, há um lago que reproduz, no formato, o mapa das ilhas japonesas.
No local são realizados eventos para a comunidade Okinawana, como encontros de karaokê, concurso da miss Okinawa, jogos de tênis, festival das cerejeiras e atividades dos escoteiros.
Em agosto, os moradores da comunidade poderão utilizar de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, além de um fim de semana por mês usufruir das quadras de vôlei, basquete, campo de atletismo, salão de festas e ainda participar das aulas da escolinha de futebol.
A Prefeitura, em contrapartida, realizará serviços de manutenção, como roçada do mato, poda de árvores e pintura.
110 anos
De 3 a 5 de agosto, os 110 anos da Imigração Okinawana no Brasil serão comemorados em diversas atividades em Diadema e São Paulo. Dia 5, no Centro Cultural será realizada cerimônia em comemoração a data. A partir das 10h, terá homenagem para os idosos, beneméritos e shows de danças brasileiras.
Eiki Shimakukuro imigrou aos oito anos com a família para solo brasileiro. “O Brasil é um país dos imigrantes e recebeu muito bem o nosso povo de Okinawa, que chegou de barco há 110 anos. Ao longo deste tempo, conseguimos contribuir nas boas coisas da cultura de Okinawa, que tem povo bastante solidário e alegre”, afirmou o presidente.