Seis escolas de Diadema são convidadas para Olimpíada de Matemática na Tailândia

Parte dos alunos de Diadema que participou da etapa nacional (Foto: Adriana Horvath/PMD)

Seis Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) de Diadema foram convidadas para participar da Olimpíada de Matemática em Banguecoque, na Tailândia, de 3 a 7 de agosto. As instituições de ensino do ABC foram classificadas na última etapa nacional para integrar a delegação brasileira. No entanto, a Prefeitura ainda não confirmou a ida dos alunos para a etapa internacional.

Na edição deste ano da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, realizada em fase única em 20 de abril, os alunos de Diadema trouxeram 11 medalhas, entre ouro, prata e bronze.

Newsletter RD

Entre as seis escolas classificadas, a Emeb Cora Coralina, que trabalha exclusivamente com a EJA (Educação para Jovens e Adultos), em sua primeira participação nas Olimpíadas, foi a a que mais ganhou medalhas, sendo três de prata e uma de bronze.

“Para nós foi um processo desafiador e surpreendente. Nós somos uma escola que trabalha apenas com a EJA. Nem nunca participamos de Olimpíadas. Inicialmente, houve até um receio de que os alunos se sentissem muito pressionados diante da exigência da prova”, afirmou o coordenador pedagógico da Cora Coralina, Fabio Rodrigues Lemes. O professor disse ainda que o resultado da prova mostrou a importância de se investir na Educação para Jovens e Adultos. “Além de trabalhar com esse público de uma forma diferenciada”, apontou.

A aluna do 6º ano B da Emeb Cora Coralina, Miryam Cristina Pires, 57 anos, disse que ficou muito orgulhosa com sua participação na prova. “Fiquei muito receosa quando soube que participaríamos da Olimpíada. Eu já conhecia a competição por causa da minha neta, mas achei que não ia conseguir realizar a prova, ainda mais depois de ter ficado 40 anos sem estudar. Depois dos simulados aplicados pela escola, eu percebi que não era um bicho de sete cabeças. Quando saiu o resultado, nem acreditei Agora, pretendo continuar meus estudos e depois fazer faculdade de Direito”, contou, entusiasmada.

Na etapa nacional, a Emeb Professora Fabíola de Lima Goyano conquistou uma medalha de ouro (4º ano, turma D) e uma de bronze (5º ano turma A). A Emeb Professor Francisco Daniel Trivinho também ganhou uma de ouro (5º ano, turma D) e uma de bronze (4º ano, turma D). A Emeb Cora Coralina conquistou três medalhas de prata (5º ano, turma A; 6º ano, turma B e 8º ano, turma A) e uma de bronze (7º ano turma A). A Emeb Profª Leticia Beatriz Pessa trouxe uma medalha de prata (5º ano, turma A).

Já as escolas Jorge Amado (5º ano turma A) e Min. Francisco De Paula Quintanilha Ribeiro (5º ano, turma B), receberam cada, uma medalha de bronze.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes