
A Câmara de São Bernardo aprovou, nesta quarta-feira (27), o projeto de lei que cria regras para que o Poder Executivo consiga “arrecadar” imóveis particulares que estão vagos ou abandonados no muncípio. Além disso, passou pelo crivo dos vereadores a proposta de mudança administrativa na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
A proposta de “arrecadação” de imóveis abandonados foi justificada pelo Governo como uma forma de criar alguma regulamentação para o procedimento para requerer estes locais para o Poder Público. A intenção é ver os possíveis equipamentos nos quais não haja intenção de conservação por parte dos proprietários e que estejam com cinco anos de atraso no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Vai ser de competência do procurador-geral do munícipio a definição do ajuizamento da ação para requerer estes prédios. A Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico será a responsável por emitir um relatório sobre as condições do bem e lavrar o possível auto de infração à postura do Município.
Segundo o artigo 5º do projeto de lei, o dono do imóvel terá 30 dias para apresentar uma ação de impugnação da ação. Caso não haja um processo para recorrer do processo de arrecadação, será entendido que o proprietário concordou com o ato da Prefeitura.
Também foi aprovada a propositura que mexe no setor administrativo da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Serão criadas as seções de Compras e Contratos, e Patrimônio, Materiais e Almoxarifado. O objetivo é atender recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TJ-SP).
Foi aprovada a autorização legislativa para a obtenção de crédito junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 120 milhões para obras de infraestrutura e saneamento, a partir do Programa FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).