CNTA diz que governo não ofereceu nada até agora aos caminhoneiros

O governo não apresentou nenhuma proposta aos caminhoneiros na reunião realizada nesta quarta-feira, 23, na Casa Civil, informou o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno. “O governo veio mais justificar a impossibilidade de atender às reivindicações da categoria”, disse. “Ele sentiu o peso do movimento, que está tomando conta do País, e jogamos a responsabilidade para eles, porque eles foram avisados há mais ou menos um mês.”

O governo pediu mais 24 horas para apresentar alguma proposta, informou. E ficou estabelecida uma comissão formada pelos representantes dos caminhoneiros e do governo. Uma nova reunião foi marcada para quinta-feira, 24, às 14 horas.

Newsletter RD

Segundo Bueno, o governo confirmou que a Cide do diesel será zerada, e não haverá reoneração da folha para o setor de transporte. “Mas isso só é insuficiente. Representa cinco centavos no preço, se for repassado.”

Já em relação ao pedido de retirada do PIS/Cofins sobre o diesel, o representante dos caminhoneiros disse que o governo informou não estar preparado para responder ao pedido e ficou de apresentar uma proposta nesta quinta. O mesmo se aplica ao pedido de escalonamento em três meses dos reajustes do diesel.

“Sobre a política de preços da Petrobras, disseram que tem um gestor lá. A Petrobras parece que não é do Brasil. Tem uma pessoa que é o gestor e (a resposta) depende dessa pessoa, e é isso que vão conversar agora.” É possível que um representante da estatal participe da reunião desta quinta.

Diante desse resultado, a greve continuará, segundo informou o presidente da CNTA. “Pela minha leitura, a categoria não se desmobiliza por causa dessa reunião”, afirmou. “A categoria não está disponível para promessas em vão, abertas.”

Questionado sobre os prejuízos que a paralisação dos caminhoneiros traz à população, ele respondeu que a pergunta deveria ser dirigida aos ministros. “O governo deixou a situação chegar nesse ponto crítico, agora precisa dar solução.”

Ele explicou, ainda, que as entidades representativas não correm o risco de serem multadas porque o movimento ocorre dentro dos ditames da lei. “Não há interrupção de nenhuma rodovia”, afirmou. “A categoria, de forma inédita, mostrou que não é anarquista e fez o movimento dentro da lei.”

Segundo explicou, não há interdição total em nenhuma rodovia. É autorizada a passagem de veículos especiais, ambulâncias, carros pequenos, veículos de passageiros, transporte de produtos clínicos e carga viva.

Segundo Bueno, a paralisação não tem caráter político, nem econômico. “É por uma questão de sobrevivência”, afirmou. “A categoria não aguenta mais trabalhar sem rentabilidade.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes