Spreads bancários caem em ritmo mais lento que desejado, diz indicada ao BC

A indicada para a diretoria de Administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros, citou nesta terça-feira, 17, o presidente da autoridade monetária, Ilan Goldfajn, para dizer que, de fato, os spreads bancários estão caindo em ritmo mais lento que o desejado pela instituição.

“É preciso perseverança, não vamos resolver isso com retórica ou ‘na marra’. Por isso construímos a Agenda BC+ com medidas para melhorar as garantias no sistema financeiro e reduzir a assimetria de informações por meio, por exemplo, do cadastro positivo” afirmou Carolina, em sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Newsletter RD

Ela também citou iniciativas do BC para o estímulo à concorrência no mercado bancário, como o estímulo às fintechs de crédito e medidas sobre os meios de pagamento, como a redução da taxa de intercâmbio no uso do cartão de débito.

Repetiu o entendimento do BC de que o crescimento das moedas virtuais – como a Bitcoin – deve ser olhado com cuidado porque se trata de moedas sem lastros. Ela lembrou ainda que essas transações envolvem remessas de dinheiro para o exterior e podem levar à responsabilização dos usuários.

Carolina defendeu o projeto de autonomia do Banco Central e avaliou que o mandato principal da autoridade monetária deve ser o controle da inflação. “O Copom já usa nas suas avaliações projeções de emprego e renda que são consideradas nas decisões de política monetária”, completou.

Questionada pelos parlamentares sobre a recente compra de cédulas no exterior, ela respondeu que houve uma situação de emergência que impediu que a Casa da Moeda atendesse à demanda de meio circulante. “Para este ano, 95% das compras serão feitas com a Casa da Moeda”, afirmou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes