Portugal é destino inicial para conhecer a Europa

Palácio da Pena e o Nacional estão entre os mais visitados (Foto: Divulgação)

Porta de entrada para visitar a Europa, Portugal é um país pequeno com muitos atrativos e qualidades para os turistas interessados em história, cultura e gastronomia, esta uma das melhores do mundo. Em 2017, a terra do famoso pastel de Belém foi eleita o Melhor Destino Turístico do Mundo, nos World Travel Awards, considerados internacionalmente como o Óscar do turismo. E nessa época do ano as cidades portuguesas garantem belas fotos, porque os jardins e praças ficam floridos em razão da Primavera.

As cidades portuguesas são um charme, independente do tamanho, a começar pela charmosa Lisboa. Situada entre colinas, a capital possui muitos lugares maravilhosos, como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos e o Castelo de São Jorge, uma fortaleza construída no século 11 e uma das principais atrações da cidade. O castelo oferece uma vista panorâmica da capital e do rio Tejo de tirar o fôlego. Os castelos de Santa Maria, Guimarães, Porto de Mós, Almourol, Óbidos e Arraiolos são conhecidos pela beleza que remete a lembranças da Idade Média na Europa e todos eles ficam no alto de forma que seja possível observar as cidades do alto sem gastar muito.

Newsletter RD

Sintra, perto da capital, é outra cidade que o turista não pode deixar de ir. É possível conhecer a Quinta da Regaleira, o Palácio da Pena e o Nacional. O passeio permite desfrutar das histórias e arte europeia desde a Idade Média. Além dos famosos palácios, os castelos medievais são atrações à parte.

Um passeio muito procurado por quem viaja a Portugal é a visita ao Santuário de Fátima, na cidade de Fátima, a menos de duas horas de Lisboa. O grande santuário é considerado um dos principais do mundo católico e atrai milhões de visitantes todos os anos. Foi nessa área que, em 13 de maio de 1917, a Virgem Maria apareceu na região.

Embora ainda não seja verão, as águas do mar em Portugal continuam azuis. Não é a toa que o litoral português é considerado de primeira qualidade. Em 2013, a praia da Dona Ana, em Algarve, foi eleita a melhor do mundo, de acordo com a revista espanhola Condé Nast Travaller. Em Sintra, as praias de São Julião, Magoito e Adraga são as mais conhecidas pela beleza natural. As praias mais indicadas são a praia da Figueirinha, ótima para prática de surf e bodyboard. Já a praia da Cresmina é paradisíaca, ideal para caminhadas e crianças. Conta com restaurante de mariscos e bares.

Gastronomia

Entre os países europeus, Portugal é famoso por ter comidas mais baratas. Embora bacalhau e um bom vinho ainda sejam as especialidades do país, a carne de porco à alentejana, arroz de marisco e leitão assado à bairrada estão em todos os cardápios. Os doces, como molotof (parecido com o pudim brasileiro), pastéis de Tentúgal, quilhões de São Gonçalo e o pão de rala também são outras especialidades. Os restaurantes Solar do Nunes em Lisboa, Tia Alice em Fatima e o Fialho em Évora são alguns dos mais recomendados.
Para viajar durante uma semana no fim de abril pela agência Numatur ou início de maio, a viagem sai R$ 3.900 por pessoa, em apartamento duplo. O valor inclui hospedagem, traslado e passeios. Já pela CVC a viagem de sete dias custa R$ 4.510 com hotel, passagem e traslado.

(Foto: Divulgação)

Ilha da Madeira desbancou Bali e Zanzibar

Principal do grande arquipélago, a Ilha da Madeira fica a duas horas de distância de Portugal e uma dica se quiser esticar a viagem. No final do ano passado, o Havaí do Atlântico, como é conhecida, desbancou Bali, na Indonésia, e Zanzibar, na Tanzânia, pelo World Travel Awards, o Óscar do turismo, na categoria melhor destino de viagem em ilha.

Com governo independente, a Ilha da Madeira possui como capital Funchal, sinônimo de história, agito cultural e que nos passeios tem muitas atrações, como a descida em cestos de vime, nos Carreiros do Monte. Caminhar na natureza ao longo dos inúmeros canais de irrigação, mais conhecidos como levadas, é obrigatório. São cerca de 2.000 km de caminhos que dão acesso aos cenários raros da floresta Laurissilva, nomeada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O Cabo Girão é outra dica e tem um mirante de vidro com quase 600 metros de altura, como as piscinas naturais do porto Muniz com água do mar. Opções para comer na Ilha da Madeira são os restaurantes Funchal, Ilha da Madeira e Visual.

A Ilha da Madeira é reconhecida pelos vinhos. Por isso, um passeio temático não pode faltar. O tour sai de Funchal com sentido às vinhas de Câmara de Lobos, principal município vinícola e produtor da bebida, é também obrigatório. O trajeto ainda percorre regiões emblemáticas do norte da ilha, como São Vicente e Porto Moniz, e inclui provas em adegas, passeios pelas vinhas, almoço típico madeirense e muitas descobertas. (Colaborou Julia Natulini)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes