
À espera da assinatura do presidente da República, Michel Temer (MDB), para ocupar definitivamente a chefia da reitoria da UFABC (Universidade Federal do ABC), o reitor pro tempore em exercício, Dácio Roberto Matheus, realiza as nomeações de aliados no alto escalão da instituição. Em publicação no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23), houve 10 designações de cargos e um número igual de exonerações.
Dácio promoveu as novas mudanças nos comandos das pró-reitoras de Administração, Planejamento e Desenvolvimento Institucional, e Pós-Graduação. O reitor pro tempore em exercício também efetuou alterações nas coordenadorias Geral de Finanças e Contabilidade, e de Sistema de Bibliotecas, além da Assessoria de Relações Internacionais e na chefia de Gabinete da reitoria.
As nomeações no alto escalão da UFABC ocorrem em acordo entre Dácio e o reitor pro tempore Klaus Capelle, que está de férias. Na semana passada, Capelle se despediu de funcionários da UFABC, porém, afirmando ter certeza de que não voltaria como reitor.
A expectativa do grupo de Dácio é que a portaria assinada por Temer seja publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União. Entre aliados, há a certeza da indicação como reitor, que tem mandato de quatro anos. A lista tríplice, completada pelos docentes José Alex Sant’Anna e Ronei Miotto, foi liberada pela SESu (Secretaria de Educação Superior), vinculada ao Ministério da Educação, e passará antes por uma análise jurídica pela Casa Civil da Presidência da República.
A possível escolha por Dácio ocorre após especulações de que o próprio Temer estivesse relutante na sua indicação, por acreditar que o candidato à reitoria teria ideais partidários vinculados ao PT. Tais afirmações vieram desde uma votação em novembro, promovida por alunos, funcionários e professores, para escolha indireta do novo reitor. Durante o pleito, os concorrentes à chapa situacionista foram acusados de ligação com MBL (Movimento Brasil Livre).
Histórico
Com votação aberta ao público interno da UFABC, Dácio encabeçou a chapa vencedora em novembro, com 2.466 votos, ante os 1.391 sufrágios da ala concorrente, liderada pelo docente Carlos Alberto Kamienski, que em comum acordo tirou o seu nome da lista tríplice.
Em seguida, na assembleia do ConsUni (Conselho Universitário) da UFABC em janeiro, Dácio recebeu 24 votos para ser o primeiro indicado da lista tríplice – entre os apoiadores, o atual reitor Klaus Capelle. Completam as sugestões em segundo e terceiro lugar, respectivamente, Sant’Anna e Miotto, que receberam um voto cada.