Educandário – Anglo aposta nas Inteligências Múltiplas

Integrante do sistema Anglo de ensino, o Educandário, de Santo André, decidiu inovar mais uma vez ao apostar na criação de Salas de Múltiplas Inteligências. O objetivo é estimular a criatividade e a interação entre os alunos.

A nova metodologia é baseada na teoria das Inteligências Múltiplas, divulgada em 1983 pelo psicólogo, professor e cientista norte-americano Howard Gardner. Inicialmente, o projeto se aplica aos alunos do Ensino Fundamental 2, que compreende do sexto ao nono ano.

Newsletter RD

Em entrevista ao canal RDtv, Alessandro Bernardo, diretor de Planejamento do Educandário, acredita que a novidade vai de encontro aos novos anseios dos estudantes, que já nascem num mundo cada vez mais globalizado e tecnológico. “A Educação precisa acompanhar

Foto: Pedro Diogo

as mudanças, se renovar. Assim, os alunos têm condições de desenvolver melhor suas habilidades”, diz.

Segundo o diretor, a nova proposta agrega tanto ao aprendizado quanto ao ensino. São sete salas de inteligências múltiplas (Espacial Visual, Interpessoal, Linguística Verbal, Lógico Matemática, Científica, Tecnológica e Corporal Motora), além de salas de apoio, como a de Estudos e Pesquisas. Na prática, em vez dos professores trocarem de lugar são os alunos quem se movimentam de sala em sala.

Dessa forma, os professores não ficam limitados a um quadro para passar conteúdo. “Os espaços são modernos, amplos e com todos os recursos tecnológicos e os estudantes vão de encontro a esses ambientes lúdicos, atraentes e com todos os recursos tecnológicos”, completa.

A equipe do Educandário avalia que, com esse projeto inovador, altamente conectado com a educação do futuro, é possível trabalhar a individualidade de cada aluno. Ao mesmo tempo, os jovens têm condições de aprender com mais facilidade e de forma mais prazerosa.

“Não temos mais alunos sentados em fileiras para acompanhar cada disciplina”, explica. Os ambientes favorecem a interação em sala e a cada aula os professores estimulam que os estudantes troquem de lugar num processo de interação.

As Salas de Múltiplas Inteligências fazem parte de um plano de investimento do Educandário – Anglo, iniciado em 2017 e que será concluído agora em 2020. Grande parte dos recursos foi destinada à modernização dos ambientes. Além disso, a escola é licenciada Microsoft.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes