
Mais um partido entrou no páreo para ter em suas fileiras o presidente da Câmara de Mauá, Admir Jacomussi (PRP). Segundo informação dos bastidores, o Podemos fez um convite para que o vereador ingresse na legenda para disputar o cargo de deputado estadual nas eleições de outubro. PRB e PSB também estão de olho no passe do experiente político.
A intenção do partido é tentar ter como candidatos possíveis “puxadores de votos” que poderiam divulgar a campanha do senador Álvaro Dias (Podemos/PR), que se coloca como pré-candidato à Presidência da República. No caso de Jacomussi, a ideia da legenda é que o vereador mauaense seja um candidato regional, assim tendo o apoio para fazer campanha em todo o ABC.
Além disso, Admir teria como dobrada principal a deputada federal e presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, que busca aumentar o número de votos apostando no ABC, região no qual vem visitando constantemente para realizar reuniões sobre a movimentação política do partido nas sete cidades.
Caso Admir Jacomussi não aceite a filiação ao partido durante a janela partidária de março, a intenção da legenda é ter pelo menos um candidato a deputado estadual nos maiores colégios eleitorais da região, como Santo André, São Bernardo, Mauá e Diadema. Vereadores e políticos consagrados podem ser chamados caso o plano B seja acionado.
O presidente do Legislativo de Mauá já foi convidado por outras duas legendas. A primeira é o PSB, partido no qual o seu filho, o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, é filiado. A ida para o grupo socialista seria uma forma de “casar” ainda mais a imagem do clã Jacomussi, algo que já vem sendo feito em relação às principais pautas do município. O fato também poderia ajudar na campanha do vice-governador Márcio França para o governo do Estado.
Em relação ao convite do PRB, o partido pretende utilizar a imagem de Admir Jacomussi para aumentar o número de votos da legenda, algo que já acontece em relação a outros nomes da região como o ex-vereador de Diadema Wagner Feitosa, o Vaguinho do Conselho, que a princípio seria candidato a federal, porém já se fala em seu nome para a Assembleia paulista.
Além disso, o legislador pode fazer uma dobrada com o deputado federal Celso Russomanno (PRB/SP), caso o mesmo não tente uma vaga no senado, conforme cogitado no cenário político. Entre os republicanos a intenção é que Russomanno tente a reeleição na Câmara Federal, pois, poderia trazer mais votos para a legenda.
A decisão de Admir Jacomussi só vai acontecer durante a janela partidária de março. A opinião do núcleo duro do governo mauaense será essencial para definir essa situação. Outros entes políticos de Mauá também estão de olho no caminho a ser tomado pelo presidente do Legislativo para também definir suas pré-candidaturas.