
A Prefeitura de Santo André deu início à entrega dos kits de material escolar, na última quarta-feira (7), primeiro dia de aula da rede municipal de ensino. A cidade conta hoje com 51 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e 35 creches, que atendem aproximadamente 30 mil alunos, com idade até 10 anos. A primeira escola a receber os itens foi a Emeief Demercindo da Costa Brandão, no bairro Camilópolis.
A Emeief Demercindo da Costa Brandão atende cerca de 520 crianças. Nos próximos dias, as demais escolas também receberão os kits. Para Sueli Patrício da Silva, mãe dos alunos Samuel, de 6 anos e Éric, de 8 anos, a qualidade do material é muito importante. “Como o Éric é autista, alguns tipos de material mais resistente facilitam o uso e evitam que os itens estraguem muito rapidamente”, destacou. “Há uma porção de gastos, inclusive por causa dos tratamentos, que pesam bastante no orçamento e por isso a possibilidade de receber o material é um alívio muito grande”.
“Este ano estamos entregando itens de melhor qualidade, que atendem mais as expectativas e desejos que a gente quer de qualidade do serviço público, especialmente na educação”, acrescentou o prefeito Paulo Serra. “A gente sabe que formação de professores é importante, a merenda de qualidade, a estrutura das escolas, tudo é importante, mas a entrega do material no primeiro dia tem um simbolismo que é o de estimular as crianças a voltarem a entender a importância de vir para a escola aprender e ter uma boa formação.”, finalizou. O investimento para aquisição dos materiais, que comporão seis conjuntos diferentes de itens, é de cerca de R$ 4 milhões.
“Muitas dessas crianças não tem apoio em casa, as famílias que não têm estrutura não conseguem transmitir os valores relacionados à importância da escola, e os materiais, podendo ser usados desde o início do ano, são um fator a mais para que as crianças se sintam valorizadas”, disse Regina Gomes Bezerra de Almeida, de 37 anos, mãe de Leonardo Bezerra de 5 anos e de Heloísa, de 8 anos.