Médico brasileiro é libertado no Líbano

O médico pediatra brasileiro Mohamad Kassen Omais foi libertado nesta sexta-feira (22) pelo governo libanês, informou o Itamaraty. Omais foi detido na última sexta-feira, logo após desembarcar no aeroporto da capital Beirute. Segundo o Ministério de Relações Exteriores, o consulado brasileiro na capital libanesa acompanhou a libertação do médico.

A mulher do médico, Gisele do Couto Oliveira, informou que há duas hipóteses para o motivo da prisão do marido. Ela ocorreu ou por ele ser homônimo de um homem procurado por terrorismo no Líbano, ou por falsificação do passaporte feita por um parente, sem conhecimento do pediatra. Omais e Gisele Oliveira foram ao país buscar os filhos, que passam as férias com parentes. Os pais do pediatra moram no Líbano.

Newsletter RD

O pediatra brasileiro, Mohamed Kassen Omais diz que pensa em acionar o governo libanês por danos morais sofridos durante a semana que esteve detido. Durante o período da detenção, o brasileiro passou por pelo menos três presídios de Beirute, capital do Líbano.

Segundo o médico, apesar de não ter sofrido agressões físicas, durante o período em que esteve preso foi tratado aos gritos e empurrões. “Agressão física propriamente não sofri, mas sim, agressão moral. Eu era tratado com gritaria e empurrões, uma falta de respeito muito grande com o ser humano, uma agressão psicológica”, declarou. Além disso, o médico disse ter sido obrigado a assinar diversos documentos sem entender de que se tratava.

Mohamed, que em uma semana perdeu mais de cinco quilos, contou ainda que muitas vezes não tinha água, comida, nem via o sol. Segundo ele, a higiene dos presídios onde ficou também era precária. “O vaso sanitário era apenas um buraco no chão. São locais muito sujos”, disse o brasileiro. Mohamed Kassen Omais foi detido logo após se identificar no serviço de imigração do aeroporto de Beirute. A expectativa da família é que o casal e os filhos voltem para o Brasil no dia 28 de fevereiro.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes