
Após registrar período de vendas de final de ano promissor, de acordo com dados preliminares, fato que não ocorria desde 2013, o comércio de varejo iniciou o ano e prossegue no decorrer de janeiro com as conhecidas promoções e saldão de produtos para atrair o consumidor. O objetivo, na maioria dos casos, é liquidar os estoques do ano passado para a entrada de novas linhas de produtos.
A ação, que permite ao consumidor adquirir diversas linhas de produtos a preços mais atrativos, está sendo realizada tanto nos estabelecimentos de rua, com destaque para as grandes redes, como nos shoppings centers da região. O grupo Via Varejo, por exemplo, lançou a mega liquidação de janeiro nas lojas Casas Bahia e Ponto Frio com descontos de até 60%.
A ação integra um mix completo de produtos nos segmentos de tecnologia, linha branca, eletroportáteis, informática, smartphones e móveis. Entre as categorias que tiveram maior redução de preços, destaque para itens de praia e piscina (até 60% de desconto), bebês (redução de até 50%), ar, ventilação e eletroportáteis (valores até 40% menores), além de brinquedos (30% de desconto).
“É um período bastante tradicional do varejo, muito esperado por clientes que pretendem iniciar o ano adquirindo mercadorias que ficaram para a lista de desejos e que representa para o comércio uma das datas mais importantes para vendas”, destaca o diretor comercial da Via Varejo, Luiz Henrique Vendramini.
O grupo, com 24 lojas da Casas Bahia e mais oito do Ponto Frio no ABC, com a participação de 5,5 mil colaboradores (de um total de 50 mil no País) segue em crescimento e contabiliza números positivos de mercado. De janeiro a setembro de 2017 registrou crescimento da receita líquida online de 8,4%, enquanto a venda total do e-commerce, incluindo marketplace, subiu 18,2% no mesmo período.
Já as lojas físicas tiveram aumento de 10,3% no GMV (Gross Merchandise Value) nos nove primeiros meses do ano passado. O lucro líquido neste intervalo foi de R$ 66 milhões, motivado pelos projetos de expansão, inovação e eficiência.
Shoppings seguem com ações promocionais

Assim como as lojas de rua, os shoppings da região não ficam para trás e também estão com ações promocionais em andamento no decorrer do mês. A administração do Shopping Metrópole, em São Bernardo, considera o período de fundamental importância e tradicionalmente consta no calendário do centro de compras. São mais de 65 lojas participantes com descontos atrativos que podem atingir até 70% em alguns casos.
“Cerca de 40% das lojas continuam em liquidação porque existe objetivo de queimar o estoque de final de ano. Tem muitos produtos interessantes para o consumidor”, ressalta o superintendente do shopping, Mauricio Morelato. O Metrópole comemora o fechamento das vendas de dezembro, 7,3% superior ao mesmo período do ano passado, melhor índice registrado nos últimos quatro anos.
Em Diadema, o Shopping Praça da Moça também promove saldão, até o próximo domingo (14), com festival de ofertas e descontos, em diversos segmentos, que podem chegar a casa dos 70%. O ParkShoppingSãoCaetano também está com liquidação para reduzir os estoques com a mesma margem de descontos, ação que também se estenderá até o dia 14.
Já em Santo André, o Atrium Shopping realizará de 18 a 21 deste mês o saldão de Natal com boas ofertas e descontos. As lojas participantes vão oferecer preços promocionais e oportunidades em diversos segmentos como eletrônico, vestuário, calçados, acessórios, perfumaria, roupas de cama, mesa e banho, brinquedos, entre outros.