
A Prefeitura de São Bernardo apresentou o novo kit de material escolar. O prefeito Orlando Morando esteve na quarta-feira (10/01) na EMEB Arlindo Miguel Teixeira, maior escola da rede municipal, com cerca de 2.200 alunos, acompanhado da secretária da Educação, Suzana Dechechi, para conferir os materiais escolares para serem distribuídos aos alunos da Educação Infantil, ciclo I e II do Ensino Fundamental e EJA (Educação para Jovens e Adultos), que vão beneficiar os cerca de 82 mil alunos da rede. Os kits escolares estão presentes em todas as unidades e deverão ser entregues aos estudantes no primeiro dia de aula.
O plano foi viabilizado porque a administração conseguiu, pelo segundo ano consecutivo, a adesão a uma ata de registros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão responsável pela execução da maioria das ações e programas da Educação Básica no país. O montante desembolsado pelo Executivo para a aquisição dos kits foi de R$ 2,2 milhões, contra R$ 5,5 milhões, gastos em 2016 pela gestão anterior.
Serão entregues kits para os alunos da Educação Infantil (pré-escola), com 22 itens, entre eles, agenda escolar, caderno de desenho, giz de cera (12 cores), lápis de cor (12 cores), massa de modelar, tesoura sem ponta e tinta guache (6 cores). O kit do ciclo I do Ensino Fundamental conta com 19 itens, entre eles, quatro cadernos brochurão (80 folhas), canetinha hidrográfica (12 cores), régua e tesoura sem ponta. Os alunos do ciclo II do Ensino Fundamental receberão um kit com 21 itens, que conta com dois cadernos universitários (200 folhas), caneta esferográfica (2 azul, 1 preta e 1 vermelha), apontador e lápis. Já o kit da EJA tem 17 itens, entre eles, três cadernos universitários (200 folhas), caderno de desenho (96 folhas), canetas e lápis.
Após iniciar a gestão, em 2017, sem o processo de atas de registro de preços que garantia a aquisição do material escolar, a Prefeitura de São Bernardo intensificou uma série de planos para garantir a compra de itens com melhor qualidade, preservando as despesas públicas e com entrega no prazo.
“Um dos compromissos assumidos por nossa gestão foi a de entregar os materiais escolares no primeiro dia de aula. O material é de muita qualidade, personalizado com a marca da Prefeitura. Os cadernos, inclusive, contam com o hino nacional e de São Bernardo. Além disso, mantivemos os investimentos abaixo do que foi gasto pelo governo anterior. Isso é respeito com o dinheiro público”, afirmou o prefeito.