Sem solução viável financeiramente para realizar obras que correspondam ao aumento de veículos, Santo André precisa se focar na melhoria de qualidade nos serviços de transporte coletivo e investir em alternativas de deslocamento. Essa é a visão do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Edilson Factori, e da adjunta da Pasta, Andrea Brisida, explanada durante entrevista ao RDtv.
Segundo dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), o ABC registrou, de 2006 a 2016, aumento do número de automóveis, em todas as categorias, passando de 1,1 milhão para 1,8 milhão, variação de 63,86%. No entanto, a estrutura viária das sete cidades pouco mudou nesses 10 anos. Somente Santo André pulou de 365,1 mil para 547,2 mil veículos, um salto de 49,88%, nesse período.
“Não há sistema viário que dê conta desse crescimento da frota de automóveis. Então o nosso investimento é focado em transporte coletivo para incentivar que os usuários deixem os automóveis”, afirma Brisida.
Factori aponta que a quantia de US$ 50 milhões oriundos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) – cotados em R$ 156.475.000,00 – darão um passo inicial para desatar esse nó. O investimento, que será dividido entre a instituição bancária e a Prefeitura de Santo André – US$ 25 milhões cada – será focado em obras de infraestrutura para o transporte coletivo.
Com os recurso, o governo do prefeito Paulo Serra (PSDB) pretende montar um Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que seguirá as diretrizes regionais traçadas pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. “Dentro desse financiamento, temos a contratação do plano, que será desenvolvido por meio de ampla pesquisa sobre trânsito, transporte, ciclovias, pedestres e cargas”, aponta Factori.
A expectativa do governo é que as novas e diretrizes deem sustentação para políticas públicas no setor de Mobilidade Urbana aos próximos anos. “O Plano de Mobilidade vai nos dar a solução dessa atual situação. Sabemos que existem alternativas para criar novas ligações e aliviar o sistema, mas somente com esse estudo técnico para apontar soluções pensadas, a gente definirá as melhores propostas”, completa o secretário.
Além de contar com a frota própria, Santo André é uma cidade de passagem para motoristas de outras cidades, como Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, sentido São Paulo e vice-versa.
Ônibus
Um passo fundamental para convencer os motoristas optarem pelo transporte coletivo passa pela qualidade. Os responsáveis pela Pasta de Mobilidade Urbana admitem problemas, mas afirmam que o governo fiscaliza as empresas de ônibus da cidade, dividida em dois lotes operacionais, para melhoria do atendimento. Responsável por 35 linhas, o Consórcio União Santo André somou multas de R$ 184,9 milhões desde 2015.
De acordo com Factori, o governo aguarda a liberação da Secretaria do Tesouro Nacional para que os recursos do BID sejam destinados a Santo André, o que pode ocorrer nos próximos dias. Após essa etapa, a administração precisará da aprovação do acordo pelo Senado, para enfim assiná-lo junto à entidade bancária. De acordo com a Pasta existem projetos para construção de dois corredores de ônibus que passarão pela região central e contarão com novas estruturas de abrigo e calçamento.
Vila Luzita
A Prefeitura de Santo André contratou a empresa Oficina Engenheiros e Consultores Associados, que vai receber R$ 1,25 milhão para elaboração de projeto básico e proposta de viabilidade econômico-financeira para concessão do sistema de transporte tronco-alimentado da Vila Luzita. “O contrato (do lote) da Vila Luzita foi feito há 18 anos, uma realidade diferente da atual. Por isso o estudo é necessário”, justifica Factori.
Atualmente, as 15 linhas do lote são operadas a título precário pela Suzantur. O governo espera abrir a licitação entre o fim do ano e os primeiros meses de 2018.
Conscientização
Factori e Andrea também falaram ao RDtv sobre a Semana Nacional de Trânsito, que ocorre até 25 de setembro. Neste ano, Santo André faz um trabalho em conjunto com outras 38 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, compartilhando a mesma identidade visual e campanha.