FELT e Santo de Casa têm espetáculos gratuitos

Foto: Divulgação

Em julho, dois festivais prometem agitar a região com programação gratuita. Em Santo André, até 14 de julho acontece a 2ª edição do Festival Livre de Teatro (FELT), em 11 endereços; e em São Bernardo, a 3ª edição da Mostra de Teatro Santo Casa segue até o dia 30, com programação no teatro Lauro Gomes. Na lista do FELT, 15 espetáculos, 12 oficinas ministradas pelas companhias participantes, mesa-redonda e abertura de nove núcleos de pesquisa da Escola Livre de Teatro estão na pauta, com montagens trazem estéticas teatrais voltadas a diversos públicos com espetáculo para o público adulto a infanto-juvenis, contação de histórias e teatro de bonecos.

Neste domingo (9), o grupo Rosas Periféricas apresenta o espetáculo Labirinto Selvático, às 19h, na Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André. A peça é a última parte da trilogia Parque São Rafael, que conta a explosão do completo petroquímico Parque São Rafael, com versões, previsões e invenções sobre o futuro do bairro, fruto da pesquisa de moradores locais. A peça integra o FELT e acontece na Chácara Pignatari (av. Utinga, 136).

Newsletter RD

Questões de gênero também são temas de espetáculos da programação, assim como estupro, racismo, assédio, feminicídio e usurpação de direitos e exploração do trabalhador. Outra releitura que tece a listagem é uma crítica ao machismo em Abigail Williams, peça que apresenta história de uma adolescente que adere ao sistema e lidera a caça às bruxas instaurada na cidade. O espetáculo, da Cia Ato Reverso, acontece dia segunda-feira (10), às 20h, no Gambalaia (rua das Monções, 1018).

Ainda 12 oficinas, ministradas pelas próprias companhias, integram a programação. A proposta é compartilhar o processo criativo com atores, estudantes de teatro e interessados pelos temas. Organizado pelo Coletivo Livre de Teatro, o Festival surgiu no ano passado com objetivo de promover troca de experiências entre artistas da Grande São Paulo e expande a programação como forma de democratizar o acesso em formato de circuito cultural. A programação completa está na página oficial do FELT em www.facebook.com/FELTeatro.

Foto: Divulgação

Mostra expõe força teatral em S.Bernardo

Na 3ª edição, a Mostra de Teatro Santo de Casa, em São Bernardo, reúne trabalhos de 40 grupos, com 47 atrações e 70 apresentações, de variadas linguagens e estéticas teatrais. São desde espetáculos adultos a infantis, contação de histórias, números circenses, palestras e palestra sobre universo do palhaço até uma oficina de dramaturgia.

Entre os destaques da mostra estão Flores Amarelas, que aborda identidade de gênero; e o espetáculo Les, cujo texto ganhou Prêmio Cultural LGBT cedido pelo Ministério da Cultura, em 2009. A peça conta a história de duas amigas que brigam e se apoiam quando o assunto são suas paixões.

O festival mostra a força do teatral em São Bernardo. “Em cada bairro da cidade há cerca de três grupos de teatro, com pessoas de todas as idades”, conta o idealizador Ronaldo Ventura. Por este motivo, a programação engloba grupos iniciantes, amadores a artistas premiados. “Todos têm uma coisa em comum, se esforçam para fazer sua arte e o Santo de Casa é apenas o meio que encontramos para agradecer a essas pessoas”, acrescenta.

Idealizada por Ronaldo Ventura e organizado por artistas locais, o Santo de Casa surgiu como ato político dos artistas que não encontravam espaço para compartilhar trabalhos com o público, daí o nome. Segundo Claudia Jordão, diretora e dramaturga que participa desde a primeira edição, a mostra reflete o potencial que os grupos têm de promover atividades culturais. “Infelizmente, a cultura não é vista como necessidade de primeira ordem. A gente vê um desmonte da cultura em âmbito federal e que tem sido fortalecido em âmbitos municipais e estaduais, e lidamos a toda hora com algum corte”, conta.

Na contramão, a mostra cresce a cada ano. Na primeira edição (2015) contou com 14 grupos da cidade e mais de mil espectadores em 19 dias de programação. A segunda, ocorrida em 2016, reuniu 37 grupos, que atraíram mais de 4 mil espectadores. Para este ano, a expectativa é de 8 mil. A programação está na página oficial: https://www.facebook.com/mostrasantodecasa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes