O grupo GPA, dono das marcas Extra e Assaí, resolveu priorizar a venda por atacado ao inaugurar nesta sexta-feira (23) mais uma loja do Assaí, em Santo André, na vila Luzita, a sexta na região. A unidade contou com investimento de R$ 14 milhões, gerou 372 vagas de empregos diretos e indiretos, e faz parte do projeto de conversões do grupo iniciado ano passado, quando unidades do Extra também foram remodeladas e transformadas em Assaí, em São Vicente e no Rio de Janeiro.
Com 8.758 m² de área construída, sendo 2.449 m² de área de vendas, na qual estão dispostos aproximadamente 7 mil itens, a unidade foi totalmente remodelada e planejada com práticas modernas e sustentáveis. O espaço conta com tecnologias e padrão de construção que buscam a melhor utilização dos recursos naturais, com redução do consumo de energia elétrica e melhor aproveitamento da água.
“O ABC é muito importante para o grupo e o modelo de compras por atacado é bem aceito pela população. Esperamos ter mais aberturas de lojas na região ainda este ano ou no próximo”, afirma Belmiro Gomes, presidente do Assaí Atacadista.
A próxima conversão do grupo na região será da unidade no bairro Piraporinha, em Diadema, que deve ocorrer entre julho e agosto deste ano. As obras seguem em ritmo acelerado e neste momento estão sendo realizadas a troca do piso e reforço das fundações.
O processo de conversão de lojas Extra Hiper para Assaí Atacadista, no entanto, é um projeto que começou a ser executado este ano e prevê 15 conversões no total. A unidade da Vila Luzita, em Santo André, é a segunda de 2017, a primeira foi em Goiânia (GO).
A nova unidade será a sexta na região e a terceira em Santo André (as outras duas funcionam no Centro e Vila Homero Thon). Além disso, existe a de São Bernardo (Planalto), São Caetano (Santo Antonio) e Ribeirão Pires (Vila Maria). Juntas, incluindo a unidade de Diadema, as lojas geram cerca de 3,6 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
Injeção é de R$ 14 milhões
A mais nova unidade de Santo André contou com investimento de R$ 14 milhões. A direção do grupo GPA tem como política não passar números consolidados por região, porém, em 2016, a rede inaugurou 13 unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 15,7 bilhões, expansão de 39,2% em relação ao ano anterior. No primeiro trimestre do ano, já acumula crescimento real de 28% e deixa para trás qualquer tipo de especulação sobre crise econômica.
De acordo com Belmiro Gomes, presidente da rede, nos últimos dois anos cerca de 10 milhões de famílias migraram do varejo para o atacado, fato que fortaleceu o processo de conversão, que vem sendo executado. Além disso, em outubro do ano passado, realizaram pesquisa em parceria com a Data Popular, que sacramenta a tendência de comportamento. “É um processo mais assertivo e vantajoso para o consumidor, com isso, nossas vendas triplicaram”, diz.
A principal constatação da pesquisa é a confirmação de um movimento efetivo de consumidores finais para essas lojas, em busca de economia diante de uma situação econômica mais desafiadora. 56% dos entrevistados afirmam ter passado a fazer compras no segmento por conta da crise e, destes, 98% dizem que pretendem continuar comprando quando a situação melhorar. Esses clientes vão às lojas com duas finalidades: compra abastecedora e de reposição.
Com isso, as conversões decorrem do processo de uma avaliação minuciosa sobre o potencial de cada região com foco no público-alvo, somado ao aumento da busca de famílias que procuram a economia nas compras de grandes volumes. Variáveis como localização, estrutura das lojas e mercado local também suportam essa decisão.
O Assaí Atacadista possui 108 unidades em 16 Estados. A meta para este ano, no entanto, é abrir mais 23 unidades e gerar 6 mil novas oportunidades de trabalho.