
Os profissionais da rede de saúde de Santo André estão participando de um curso de capacitação de gestores, oferecido por meio de parceria entre o Hospital Sírio Libanês e o Ministério da Saúde. A ação tem duração de quatro meses e servirá para a implantação de novos protocolos de atendimento na rede de Atenção Básica.
O curso de Protocolo de Atenção Básica conta com participação de 20 profissionais de diversos setores da rede, área médica, farmacêutica, enfermagem, entre outros, que serão multiplicadores das informações. “A ideia é criar um passo a passo de atendimento nas unidades para aprimorar a qualidade de atendimento”, diz a secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias.
Os participantes farão um diagnóstico da rede de Atenção Básica do município para depois adequar os protocolos do Ministério da Saúde a realidade de Santo André, o que deve ocorrer ao final dos trabalhos. “Eles terão que apresentar um plano de ação com prazos e atividade, que vamos acompanhar por meio de comitês”, ressalta Cristiana Nunes Carvalho, diretora de Atenção à Saúde, da Secretaria de Saúde.
Desfile
Também nesta terça, ocorreu a edição anual do desfile “Mental Fashion Day”, realizado pelos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Realizado desde 2004 no município, a ação contou com 32 pacientes das unidades e foi realizado na Concha Acústica, na Praça do Carmo.
O evento marca a Semana de Saúde Mental e homenageia o artista plástico, Arthur Bispo do Rosário, que foi um dos símbolos da luta antimanicomial. O tema que conceitua o desfile é “Somos Todos CAPS’eleiros Malucos”, em alusão ao personagem da história Alice no País das Maravilhas, o chapeleiro maluco.
A secretária de Saúde lembra que o objetivo é resgatar a autoestima dos participantes, além de tentar sensibilizar as pessoas que passavam pelo local do evento. “Há um trabalho para que os participantes se reconheçam e se gostem. Queremos mostrar para a sociedade que essas pessoas têm uma patologia mental, são seres humanos e não precisam viver em um manicômio”, afirma.
Ana Paula, que também participou do desfile ao lado de uma das pacientes, diz que as estampas de camisetas feitas pelos usuários dos CAPS estarão em roupas da marca Cavalera e que a nova coleção será lançada dia 18 em um evento na Capital.