Reforma do Carlos Gomes depende de captação de recursos, diz Simone Zárate

A reforma do Cine-teatro Carlos Gomes, em Santo André, depende de captação de recursos e de aprovação de um projeto de uso, que ainda será enviado para apreciação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Aquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André (Comdephaapasa). A informação é da secretária de Cultura e Lazer, Simone Zárate.

O teatro foi fechado pela Defesa Civil em 2008 por problemas estruturais no prédio. Desde então, é alvo de tentativas de reforma e restruturação. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre Ministério Público e Prefeitura, prevê que haja captação de recursos externos, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, ou mesmo captação de recursos externos.

Newsletter RD

Cine-teatro Carlos Gomes

A secretária destacou que antes disso, é necessário que um projeto de uso do espaço seja aprovado pelo Comdephaapasa. “Trata-se de um prédio tombado e o TAC prevê que sejam realizadas reuniões com a sociedade para que esta possa. participar Até o momento, foram realizadas duas”, explicou.

Quanto ao Teatro Conchita de Moraes, também fechado, Simone explicou que a reforma do espaço, no bairro Santa Terezinha, está nos planos da Prefeitura, mas sem data para que isso ocorra. “Estamos analisando o estado de conservação dos equipamentos de Cultura. Hoje contamos com o Municipal e um teatro, menor, no CEU das Artes, no Jardim Marek, em funcionamento”, disse.

Teatro Conchita de Moraes

A reforma desses equipamentos pode ser viabilizada por meio de parcerias com o setor privado ou mesmo com captação de recursos via Ministério da Cultura. “Já tive conversas com Caixa Econômica Federal e a Braskem, mas ainda estão no início. Vamos verificar todas as possibilidades”, afirmou.

Mudança de perfil
Simone Zárate, que está à frente da Pasta pela segunda vez – a primeira foi entre 2007 e 2008 -, destacou que o objetivo agora é mudar o perfil da secretaria, para que esta não tenha mais caráter de somente agendar eventos. “Queremos ser menos programadores e mais articuladores de Cultura em Santo André. Queremos articular mais o que já existe de manifestação cultural na cidade”, salientou.

Para que isso se torne realidade, a secretaria mapeará bairros. A ação, que tem início em abril e segue pelos próximos quatro anos, irá construir agendas culturais juntos com moradores e agentes culturais. Outras ações serão o estudo da cadeia econômica em torno das escolas de samba do município e o treinamento de gestores culturais em parceria com o Sesc Santo André.

Simone Zárate

Festival de Inverno
Quanto aos festejos de aniversário de Santo André, celebrado em 8 de abril, e o Festival de Inverno de Paranapiacaba, Simone garantiu que os eventos estão mantidos, mas devem ser eventos menores, que irão dar espaços para artistas locais.

No caso do Festival de Inverno, a secretaria ressaltou que a atual estrutura da vila histórica também não suportaria um grande contingente de público. “Pode desencadear uma série de problemas, que vai da falta de alimentação a esgoto”, disse. Já o aniversário de Santo André, Simone salientou que este já está sendo planejado e que apresentará em uma escala menor, os projetos que devem ser colocados em prática durante sua gestão.

Outro projeto que deve ser colocado em prática é a digitalização do acervo fotográfico do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa. A ideia é que o material esteja disponível para consulta pública no site do museu. “Além de facilitar, melhora o acesso a esse material, muitas vezes desconhecido”, disse.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes