Desafios do transporte

Passadas duas semanas do início da operação da Suzantur em Santo André, passageiros que utilizam as 15 linhas que eram responsabilidade da Expresso Guarará ainda enfrentam problemas. Os transtornos em relação aos primeiros dias de operação diminuíram, mas ainda não foram resolvidos.
Uma das principais questões pendentes, que ainda têm impactado na vida dos usuários, é a falta de ônibus articulados. Os veículos deste tipo que a Suzantur possui não têm a porta de altura adaptada para utilização no corredor da Vila Luzita, o que impacta na lotação dos ônibus convencionais – apesar da criação de um expresso que liga a Vila Luzita até o centro.
Em meio à conturbada troca de empresa, a Prefeitura de Santo André conseguiu nesta semana uma vitória: O Ministério Público deu parecer favorável à continuidade do contrato emergencial firmado com a Suzantur, que é válido por 180 dias. O Judiciário concordou com o parecer.
A Prefeitura tem diante de si dois grandes desafios. O mais visível e evidente é garantir que o atendimento da Suzantur melhore a cada dia, garantindo que o serviço seja prestado da melhor forma possível para os usuários.
O outro objetivo é tocar desde já a licitação que vai definir a empresa que substituirá de forma definitiva a Guarará. O processo precisa ser iniciado o mais rápido possível – já que o contrato emergencial não poderá ser renovado. Mais importante ainda é incluir na licitação exigências de qualidade para garantir um atendimento adequado nos próximos anos.

Newsletter RD

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes