COI pode suspender mais 23 atletas dos Jogos do Rio por doping

O Comitê Olímpico Internacional (COI) pode banir mais 23 atletas dos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto, após avaliar as amostras guardadas desde a Olimpíada em Londres, em 2012. Na semana passada, a entidade já havia punido 31 atletas depois que novos exames com amostras dos Jogos de 2008 também identificaram o uso de substâncias proibidas. Com os resultados desta sexta-feira, 54 atletas podem ficar fora do Rio-2016.

Mergulhado em uma de suas piores crises do combate ao doping, o COI está sendo obrigado a mostrar que está agindo. Por enquanto, os nomes dos envolvidos não estão sendo identificados. Mas a entidade aponta que os casos se referem a cinco modalidades de seis comitês olímpicos nacionais diferentes.

Newsletter RD

O COI, que em Londres comemorou o número reduzido de pessoas pegas em exames de doping, hoje constata que quase 10% dos novos testes realizados quatro anos depois do evento deram resultados positivos. No total, a entidade examinou 265 amostras.

Pelas regras, o COI mantém as amostras de atletas por dez anos, justamente para permitir que novas tecnologias possam identificar substâncias que, no momento da prova, ainda conseguem ser escondidas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes