Venezuela inicia revisão de assinaturas para referendo contra Maduro

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela iniciou nesta quarta-feira o processo de revisão das 1,85 milhões de assinaturas apresentadas pela oposição para pedir que se ative o referendo revogatório do mandato do presidente Nicolás Maduro, disse Jesus Torrealba, secretário-executivo da Mesa da Unidade Democrática, uma coalização de partidos.

O processo de revisão, que poderá ser concluído até o final desta semana, será realizado na presença de uma testemunha do partido do governo e um da oposição.

Newsletter RD

Torrealba disse que, após esta revisão haverá uma verificação presencial das assinaturas, que terá duração de cinco dias, em que os signatários serão convocados em vários pontos em todo o país para registrar sua impressão digital e ratificar suas rubricas.

Se 195.721 assinaturas forem validadas pelo Conselho Eleitoral, o que representa 1% do total
dos 19,8 milhões de eleitores, a oposição poderá passar para outra fase que envolverá a coleta de quase quatro milhões de rubricas para ativar formalmente o referendo revogatório.

Embora alguns líderes do governo expressaram dúvidas de que o referendo para saber se Maduro continua no poder ou não possa ocorrer em 2016, o secretário-geral da coligação da oposição disse que é “tecnicamente viável”.

Maduro, que enfrenta o processo eleitoral em meio a uma grande crise econômica dominada pela inflação desenfreada, escassez severa de alimentos e medicamentos, falha no serviço elétrico e uma recessão econômica – disse na noite de terça-feira que se submeterá ao referendo caso o CNE valide o processo para convocar a consulta. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes