Paróquia de Fátima festeja 50 anos em São Bernardo

1---fachada-da-matriz-nossa-senhora-de-fátima222
Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Foto: Divulgação)

No ano em que celebra seu jubileu de ouro (1966-2016), a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São Bernardo, anuncia a Festa da Padroeira, misto de religiosidade e entretenimento, com novena que começa nesta quarta-feira (4) e segue até o dia 12, e segue com quermesse aos sábados e domingos, até 12 de junho. A renda líquida das barracas será revertida às obras da igreja. O ponto alto das comemorações será no Dia de Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio, quando serão celebradas cinco missas, a partir das 7h da manhã e até 19h.

 

Newsletter RD

História

Com o padre Augusto César à frente, a paróquia, historicamente, fica na antiga Borda do Campo, ponto de cruzamento dos primeiros caminhos entre São Paulo e Litoral, Mogi das Cruzes e Santo Amaro. Pelo seu território passava a estrada em direção ao Paraguai, apontando para toda a América do Sul com o nome de Caminho do Peabiru (na língua tupi, ‘pe’ de caminho e ‘abiru’ de gramado amassado) – e que interligava os oceanos Atlântico e Pacífico.

A história recente do espaço reporta-se ao início do processo de industrialização da cidade, com a reforma da antiga Estrada do Vergueiro, abertura da avenida Caminho do Mar e construção da via Anchieta.

Uma série de loteamentos foi aberta, pequenas vilas destinadas à mão-de-obra vinda de diferentes pontos do Estado e do País, atraída pela indústria automobilística e suas subsidiárias. A população se organizou nas vilas e lutou pelos primeiros melhoramentos urbanos, ao mesmo tempo em que celebrava o terço nas casas das famílias.

O passo seguinte foi construir a primeira capela, na vila Marlene, na segunda metade da década de 1950. Dez anos depois era criada a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, orago sugerido por uma família portuguesa e aprovado pela Diocese, no tempo do primeiro bispo, Dom Jorge Marcos de Oliveira. Esta família, do Dr. Ferramenta, residente no Parque Anchieta, doou a primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima, preservada pela paróquia.

 

As festas

Mesmo antes da criação da Paróquia, as festas em torno da capelinha tornaram-se usuais em maio. Das barracas erguidas conseguiram-se os recursos para a construção – e depois reformas – da igreja matriz, no mesmo ponto da antiga capela.

Hoje a paróquia é formada por outras duas comunidades: Imaculada Conceição, do Jardim Hollywood; e Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito, no Jardim Três Marias. Pontos demarcatórios da paróquia são a via Anchieta (km 18), avenida Winston Churchil, avenida Lauro Gomes marginal ao Ribeirão dos Meninos e ruas Borda do Campo e Continental.

O Córrego da Borda do Campo hoje é encoberto pelas pistas da avenida Kennedy. Deságua no Ribeirão dos Meninos, no ponto onde se localizou a sede da Fazenda dos Beneditinos (séculos 18 e 19) – fazenda que trouxe o nome São Bernardo para a antiga Borda do Campo.

           

Livro

Orientada pelo padre Augusto César, uma comissão de paroquianos idealiza um livro para lançamento em outubro, mês da criação da Paróquia. A publicação pretende esmiuçar toda a história da igreja, dos bairros e dos primórdios da civilização em São Bernardo.

 

 

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes