
A Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André) vai deixar de atender no Centro Empresarial do Grand Plaza Shopping, localizado na avenida Industrial. A entidade prepara transferência para o Shopping Atrium, na avenida Giovanni Batista Pirelli, que também abriga o Poupatempo. A data para a mudança ainda não está definida.
A Associação é responsável por gerenciar a emissão de benefícios aos usuários, como Passe Escolar e Bilhete Único, e está no espaço do Grand Plaza desde que foi criada, em julho de 2000. O Shopping Atrium tem divulgado em inserções publicitárias que “em breve” a Aesa começará a funcionar no local.
“A ideia é criar um processo de modernização e melhoria no espaço de atendimento ao público, essa é nossa intenção. Estamos fazendo essa avaliação com relação ao espaço no Shopping Atrium. A vantagem é que o Atrium está se desenhando como um grande shopping de serviços”, afirma o gerente geral da Aesa, Luiz Marcondes Freitas Júnior. “Hoje com o sistema de Bilhete Único a pessoa não teria despesa para um deslocamento em direção ao shopping”, ressalta.

Apesar de o próprio Atrium já ter anunciado a instalação da Aesa no shopping, Marcondes diz que a transferência ainda está em discussão. “Estamos em processo de negociação, não temos uma data ainda. Estamos verificando espaço, como fazer essa configuração e equação de custo de viabilidade do negócio. Não basta querer fazer, tem que ter condições de fazer o que gostaríamos, calcular o custo para implantar o atendimento”.
Cadastramento
Em fevereiro de 2015, a Aesa registrou enormes filas por conta do cadastramento do Passe Escolar Gratuito. O número de atendimentos realizados por dia (350) não dava conta da demanda de estudantes, que ficavam esperando por horas para conseguir fazer o cadastro. Dezenas de pessoas madrugaram na fila para tentar garantir uma senha.
Para evitar a repetição do caos, neste ano o sistema de cadastro mudou. Agora, o processo é feito pela internet, no site da Aesa (www.aesanet.com.br), sem a necessidade de preencher o formulário SAE. Tanto para os casos de cadastramento, quanto para os de recadastramento, é necessário pagar uma taxa equivalente a cinco passagens – o que dá R$ 19, levando em conta a nova tarifa de R$ 3,80.