Seleção cubana de futebol tem mais dois desertores

A seleção cubana que disputa o Pré-Olímpico da Concacaf perdeu mais dois jogadores nesta quinta-feira. No total, foram sete atletas que já tiveram a deserção confirmada – cinco deles fugiram na madrugada de terça-feira, logo após o empate por 1 a 1 contra os EUA, na estréia. Como Cuba viajou para o torneio com 18 jogadores, restaram apenas dez com condições de atuar – isso porque o atacante Roberto Linares foi expulso na partida contra os americanos e terá de cumprir suspensão automática.

O defensor Yendri Díaz e o meia Eder Roldán, ambos de 20 anos, foram os últimos a deixar a equipe. “É triste, mas depois que os cinco primeiros se foram, a equipe se abateu totalmente”, afirmou Díaz à ESPN. “Eu também estava decidido a abandonar a seleção, mas só no fim do torneio. Antes, queria levar Cuba à Olimpíada.”

Newsletter RD

Para o jogador, ficar nos Estados Unidos significa ter chance de “estudar e jogar futebol profissionalmente”. Ainda nesta quinta-feira, meios de comunicação da Flórida afirmavam que um oitavo membro da delegação cubana teria desertado – o auxiliar Dagoberto Lara.

A reação de Havana diante dos acontecimentos foi dura. “É uma atitude sem comentários, uma grande irresponsabilidade e um ato de covardia”, disse Antonio Garcés, diretor da Federação Cubana de Futebol. “Não há moral, ética, nada.” A equipe cubana chegou a ser ameaçada de não seguir no torneio, mas a Concacaf afirmou que a seleção permanecerá na seletiva, ainda que não tenha condições de escalar um time completo. Com 10 em campo, Cuba perdeu por 2 a 0 para Honduras na noite desta quinta-feira. O último jogo na primeira fase será sábado, contra o Panamá.

MIAMI, A NOVA CASA

Os cinco primeiros desertores cubanos, que deixaram a delegação na madrugada de terça-feira – o goleiro José Manuel Miranda, os defensores Erlys Garcia, Yenier Bermudez (capitão da equipe) e Loanni Cartaya, além do meia Yordany Alvarez – , estão perto de conseguir uma chance no futebol profissional dos Estados Unidos.

Depois de passarem a quarta-feira em Lake Worth, próximo de Palm Beach, os jogadores se apresentaram ao Miami FC, que é treinado pelo brasileiro Zinho, tetracampeão mundial com o Brasil em 1994 “Eles treinarão conosco no fim de semana e serão observados”, disse Marcos Ommatti, porta-voz do time. “Daremos uma chance a eles. Se mostrarem capacidade, talvez possam ser contratados.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes