Brasil ganha uma prata e um bronze e soma cinco medalhas no caratê

Depois do sucesso do dia anterior, quando Lucélia Ribeiro e Juarez Santos conquistaram o título em suas categorias, o Brasil ficou sem medalha de ouro, nesta quinta-feira (26), no caratê dos Jogos Pan-Americanos.

Na categoria até 53 kg, Valéria Kumizaki foi derrotada pela guatemalteca Cheili González por 3 a 1, na luta realizada no Complexo Miécimo da Silva, em Campo Grande, zona oeste do Rio. “Estou triste por ter perdido o ouro, mas, ao mesmo tempo, fiquei feliz por ter chegado até aqui”, disse, muito emocionada, a brasileira.

Newsletter RD

Para chegar até à final, Valéria venceu quatro adversárias. Na primeira fase, passou sem dificuldades contra Veronica Carcamo, de El Salvador, Martha Embriz, do México, e Cheili González – a mesma rival da decisão. Na semifinal, a brasileira derrotou a chilena Jessy Reyes por 4 a 1.

Sobre a final, o técnico da atleta brasileira analisou: “Foram detalhes que definiram o combate. O caratê é muito rápido e preciso, por isso o público às vezes acha que foi ponto e não é. A vitória da Guatemala foi incontestável.”

No masculino, Nelson Sandemberg ficou com a medalha de bronze na categoria até 80 kg depois de perder na semifinal para o chileno Diego Borquez, que ficou com a medalha de ouro, por 4 a 2. Na fase de classificação, havia conseguido duas vitórias e um empate.

O outro brasileiro que lutou nesta quinta não teve tanta sorte. Na categoria até 75 kg, Caio Duprat teve uma vitória, um empate e uma derrota na primeira fase e não conseguiu classificação para lutar por medalhas. O dominicano Gustavo Dionisio ficou com o ouro.

Além dessas duas medalhas, o Brasil subiu outra três vezes no pódio do caratê. Foram duas medalhas de ouro (com Juarez dos Santos na categoria mais de 80 kg e Lucélia na categoria mais de 60 kg) e uma de prata (com Carlos Lourenço na categoria até 65 kg).

Nesta sexta-feira, acontecem as últimas competições do caratê, em três categorias: até 60 kg masculino, que tem o representante brasileiro Douglas Brose, até 70 kg masculino, com Vinícius Souza, e até 60 kg feminino, com Dáfani Figueiredo. As preliminares têm início às 10 horas. (AE)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes