Zé Roberto garante vitória do Santos na Libertadores

Os jogadores do Santos queriam a Vila Belmiro lotada, na noite desta quinta-feira (01), diante do Defensor, do Uruguai, pela Libertadores. Mas menos de dez mil torcedores foram ao estádio, talvez prevendo o mau futebol que a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo iria apresentar.

Depois de um sonolento primeiro tempo, o atual líder do Campeonato Paulista jogou bem por apenas dez minutos e venceu por 1 a 0, gol de Zé Roberto. A torcida não gostou do que viu e chegou a vaiar, mas o resultado garantiu o primeiro lugar no Grupo 8, com 6 pontos em dois jogos, e deixou os santistas em boa situação para garantir vaga nas oitavas-de-final. O Defensor tem 3 e Deportivo Pasto e Gimnasia y Esgrima ainda não somaram ponto.

Newsletter RD

Limitado tecnicamente, o Defensor fez jus ao nome. Sem violência marcou a saída de bola do time da casa e cuidou individualmente de Cléber Santana e Zé Roberto. Com isso, o Santos não tinha criatividade. Foi preciso um erro uruguaio para que a primeira chance surgisse aos oito minutos, mas Marcos Aurélio finalizou mal duas vezes.

O ataque era sonolento e a defesa santista também mostrava desentrosamento. Antonio Carlos vacilou e quase permitiu a Fernandez abrir o placar aos dez minutos. Percebendo a fragilidade da marcação do time da Vila, o Defensor explorou os lançamentos longos e teve outra boa chance, aos 25, com Peinado. Sua cabeçada, porém, saiu fraca.

O lado esquerdo foi a melhor opção do Santos nos primeiros 45 minutos. Marcos Aurélio serviu muito bem Zé Roberto, aos 29, mas o meia errou por pouco o alvo.

Com a impaciência dos torcedores, a irritação tomou conta do time de Vanderlei Luxemburgo. Os passes errados aumentaram e um deles propiciou um ótimo contra-ataque ao Defensor. Pereira poderia ter deixado a equipe uruguaia em vantagem, não fosse a boa defesa de Fábio Costa. “O nosso meio-de-campo, sempre muito bom, está precipitado”, afirmou Adaílton. “É preciso mais movimentação do Zé Roberto e do Cléber Santana”, disse Luxemburgo.

E o técnico estava certo. Bastaram apenas três minutos no segundo tempo para Zé Roberto encontrar espaço para um bom chute de fora da área e abrir o placar. O gol fez o jogo ficar aberto. Fernandez obrigou Fábio Costa a uma boa defesa e Marcos Aurélio quase ampliou aos dez minutos. Mas as emoções pararam por aí. O Santos não confiou, acertadamente, na força do adversário e se poupou para o jogo de domingo contra o Paulista pelo Campeonato Estadual.

Ficha técnica:

Santos: Fábio Costa; Denis, Antônio Carlos, Adaílton e Kleber; Maldonado, Rodrigo Souto, Zé Roberto e Cléber Santana (Ávalos); Marcos Aurélio (Jonas) e Rodrigo Tiuí (Pedrinho). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Defensor: Silva; Pereira (Ariosa), Martinez, Cáceres e Gonzales; Ithurralde, Diaz (Morales), Fadeuille, Pezzolano (Diego de Souza); Fernandez e Peinado. Técnico: Jorge da Silva.

Gol: Zé Roberto aos 3 minutos do segundo tempo.

Juiz: Hector Baldassi (ARG).

Cartões amarelos: Antônio Carlos, Martínez, Pereira e Denis.

Renda: R$ 134.950,00.

Público: 9.409 pagantes.

Local: Vila Belmiro.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes