Felipe Massa consegue a primeira vitória na Fórmula 1

O brasileiro Felipe Massa ganhou o primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 de sua carreira ao terminar em primeiro lugar neste domingo (27) no GP da Turquia, à frente do espanhol Fernando Alonso (Renault), líder do Mundial, e do alemão Michael Schumacher (Ferrari), seu companheiro de equipe. Rubens Barrichello (Honda) terminou a prova na oitava posição. O Brasil não subia no lugar mais alto do pódio desde o dia 26 de novembro de 2004, quando Rubens Barrichello venceu o GP da China.

Massa, de 25 anos, que estreou na Fórmula 1 pela equipe Sauber, em 2002, fez a sua primeira corrida como titular da Ferrari neste ano, onde subiu ao pódio pela primeira, no GP da Europa, disputado no último mês de maio. Ele foi o sexto brasileiro a conquistar uma vitória na Fórmula 1: os outros foram Emerson Fittipaldi, Jose Carlos Pace, Ayrton Senna, Nelson Piquet e Rubens Barrichello.

Newsletter RD

A corrida

O espanhol Fernando Alonso, da Renault, largou com tudo para cima de Schumacher, mas o alemão acabou segurando a segunda posição, enquanto o brasileiro Felipe Massa, que largou na pole, manteve a ponta. Enquanto isso, vários carros se envolveram num grande acidente e Raikkonen, da McLaren, e Fisichella, da Renault, tiveram a corrida comprometida.

O italiano Vitantonio Liuzzi rodou na volta 14 e obrigou a entrada do safety car. Os pilotos aproveitaram para reabastecer os carros. No entanto, Massa e Schumacher acabaram entrando praticamente juntos nos boxes. O alemão acabou perdendo tempo e foi ultrapassado por Alonso.

A corrida foi muito disputada em função da disputa que Fernando Alonso, da Renault, e Michael Schumacher, da Ferrari, travaram, nas voltas finais da corrida. O alemão poderia ter vencido, mas perdeu bastante tempo em uma escapada, o que custou a ele a vitória.

Com a vitória de Felipe Massa, Alonso foi para 108 pontos na liderança da classificação geral, contra 96 do alemão.

Confira o resultado do GP da Turquia da Fórmula 1:

1º Felipe Massa (Ferrari)

2º Fernando Alonso (Renault)

3º Michael Schumacher (Ferrari)

4º Jenson Button (Honda)

5º Pedro de la Rosa (McLaren)

6º Giancarlo Fisichella (Renault)

7º Ralf Schumacher (Toyota)

8º Rubens Barrichello (Honda)

9º Jarno Trulli (Toyota)

10º Mark Webber (Williams)

11º Christian Klien (Red Bull)

12º Robert Kubica (BMW-Sauber)

13º Scott Speed (Toro Rosso)

14º Nick Heidfeld (BMW-Sauber)

15º David Coulthard (Red Bull)

16º Takuma Sato (Super Aguri)

Não completaram:

Christijan Albers (Midland)

Nico Rosberg (Williams)

Sakon Yamamoto (Super Aguri)

Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso)

Kimi Raikkonen (McLaren)

Tiago Monteiro (Midland)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes