Projetos no esporte podem virar pesadelos para Diadema e Mauá

Diadema e Mauá vivem momentos felizes hoje (8) como verdadeiros adolescentes em dia de aniversário, mas as Secretarias de Esportes das duas cidades estão cientes de que não podem prometer bons “presentes” para as comunidades carentes em 2006. O esporte de competição é prioridade, assim como o lazer nas periferias dos municípios, mas a carência de recursos financeiros e de parceiros é latente. Os projetos são muitos, mas a maioria pode não sair do papel.

Sem verba pública adequada, restam aos dirigentes esportivos apostarem nas parcerias com a iniciativa privada. Nos Jogos Abertos do Interior, deste ano, em Botucatu, no termômetro do esporte amador dos municípios paulistas, Diadema ficou na 40° colocação, e Mauá apenas em 69°. Muito aquém da campeã São Caetano, que ganhou os Jogos de ponta a ponta. Nos dois municípios primos pobres da região vários campos de futebol amador, os estádios distritais, estão em precárias condições e necessitam de reparos gerais.

Newsletter RD

Planos

Em Diadema, o secretário, Wladimir dos Santos, promete colocar em prática o projeto “Segundo Tempo” para ativar diversas atividades esportivas. O Projeto Galera na Quadra é outro mote idealizado pela Secretaria, que oferece atividades corporais para portadores de deficiências físicas. As aulas têm início em meados de fevereiro no clube Mané Garrincha. Alunos da rede de ensino também serão agraciados com a iniciativa. “Os projetos são muitos e aos poucos a Secretaria de Esportes vai incentivar outras atividades”, diz a assessora de imprensa da Prefeitura, Margareth Meza. Os estádios distritais continuarão sob comando da liga amadora de futebol, que pede mais dois distritais para os clubes. A liga espera uma verba de pelo menos R$ 150 mil/ano da Secretaria de Esporte para ajudar nas competições.

Em Mauá, em novos tempos de administração política, tudo é uma incógnita. Mas a Secretaria de Esportes, do então secretário Chico do Judô (Francisco de Carvalho), queria terminar as obras da pista oficial de skate, com investimento na ordem de R$ 207 mil. A terraplenagem em parte da área já foi executada há alguns dias. A conclusão das obras está prevista para mais 60 ou 90 dias. O judô é a modalidade que mais medalhas tem conseguido nos Jogos Abertos do Interior. E o time profissional, o Grêmio, teve participação pífia no Paulista deste ano, mas deve ganhar novo impulso por meio de novos parceiros em 2006.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes