Raízes do futebol

Se o futebol varzeano é a essência do esporte pentacampeão mundial, o time do Juá, de Mauá, e o Metalúrgicos, de São Caetano, respectivamente campeões da primeira divisão de suas cidades em 2005, fazem uma grande semifinal decisiva amanhã (13) no ABC.

Para os amantes do futebol raíz, o jogo válido pelo Campeonato Amador do Estado será às 15h30, no estádio distrital do Itapeva, em Mauá, e deve atrair pelo menos dois mil torcedores. No primeiro confronto desta etapa, houve empate por 1 a 1 em São Caetano, e agora sai um finalista para a disputa do título estadual.

Newsletter RD

O empate nos 90 minutos leva a decisão para os pênaltis. Os anos passam, o futebol profissional entra na era da modernidade, tecnologia de ponta, mas o amor do torcedor pelo futebol raíz jamais cai no esquecimento.

A simplicidade e improvisação do futebol amador nunca cai de moda. Os apelidos, os eternos roupeiros e massagistas que fazem de tudo, os engraçados técnicos de plantão, os presidentes que bancam os times e os “craques” sem pasta movimentam o futebol de forma cativante. “A ordem é atacar em massa e defender em bolo”, dizia um conhecido treinador regional.

São mais de 500 times amadores em todo o ABC e os campeonatos servem de lazer e alternativa para quem não suporta mais os desmandos, as espertezas dos “mágicos” do futebol e suas tradicionais viradas de mesas e puxadas de tapete.

Curtas…………………

Nelson Rodrigues fala dos craques negros

O ex-jogador, ex-técnico e esportista Nelson Rodrigues (nome de escritor famoso), e mais conhecido por Nelsinho nos meios do futebol amador regional, envia para a coluna a sua seleção brasileira de todos os tempos só com jogadores negros. Aí está: Barbosa: Djalma Santos, Djalma Dias, Lamparina e Vladimir; Caçapava, Benê e Ronaldinho Gaúcho; Coutinho, Pelé e Edu. No banco: Pompéia, Jairo, Dadá Maravilha, Robinho, Píter, Tenente, Leônidas da Silva, Sabará, Baltazar, Serginho Chulapa, Paraná, Silva e Nei. Que belos craques Nelsinho!

Verba municipal para Liga Santoandreense?

O vereador José Ricardo (PSB), de Santo André, promete reivindicar verba de R$ 100 mil para ajudar a Liga Santoandreense de Futebol Amador em 2006. Outros vereadores são favoráveis a auxiliar o esporte que, na verdade, sempre representa filão de ouro (votos) em tempos de eleições. O presidente da liga, Antonio Felipe Alves, o Santista, dá uma de São Tomé. “Só acredito vendo o dinheiro na conta da liga”.

Informações para a coluna podem ser encaminhadas pelo e-mail edelcio@reporterdiario.com.br

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes